Óleo de abacate: uma oportunidade para tratar doenças cardiovasculares, obesidade e cancro
Convidamo-lo a conhecer os benefícios que o óleo desta fruta extraordinária proporciona, a sua influência na nossa saúde e se existem normas para a sua produção.
Embora ainda seja utilizado com menos frequência que o azeite, a alternativa de integrar o abacate ou o óleo de abacate na nossa dieta é altamente recomendada.
Devido ao seu exuberante teor de óleo, uma grande quantidade do abacate é utilizada para a produção de óleo por vários métodos.
Além disso, o óleo de abacate é rico em compostos bioativos lipossolúveis, mas o seu conteúdo depende de diversos fatores.
Os benefícios potenciais do óleo de abacate
Alguns fitoquímicos encontrados no óleo de abacate têm sido associados à prevenção do cancro, da degeneração macular relacionada com a idade e de doenças cardiovasculares.
Estes benefícios levaram a um aumento na procura dos consumidores – novos e antigos – por óleo de abacate.
Para aprofundar este aspeto, um estudo publicado na Comprehensive Reviews in Food Science and Food Safety propôs-se a realizar uma análise crítica e sistemática da produção e comercialização global do óleo de abacate, os seus métodos de extração, mudanças no seu conteúdo fitoquímico solúvel em água, benefícios para a saúde, tendências e novas aplicações.
Por outro lado, hoje em dia as exigências dos consumidores mudam constantemente para soluções mais naturais, razão pela qual estão a ser desenvolvidas novas alternativas para tratar a obesidade.
Neste sentido, o estudo publicado na Molecules demonstrou, pela primeira vez, o potencial do queijo fortificado com óleo de abacate como alimento viável para a gestão sustentável da obesidade.
"No geral, os dados aqui apresentados mostraram que a matriz láctea desenvolvida permitiu o fornecimento de ácidos graxos bioativos em quantidades altas o suficiente para serem absorvidos pela parede intestinal e exercerem uma modulação eficaz nas células relacionadas à obesidade", destaca a equipa de investigação.
Os óleos de abacate disponíveis no mercado são confiáveis?
Como mencionamos, a procura por óleo de abacate aumentou significativamente à medida que os consumidores se identificam com os seus potenciais benefícios para a saúde.
No entanto, devido à falta de normas aplicáveis, os consumidores não estão totalmente protegidos contra a adulteração por motivos económicos. É por isso que o estudo divulgado pela Food Control analisou os óleos de abacate disponíveis no mercado dos Estados Unidos para avaliar a sua qualidade e pureza.
Os nossos resultados mostraram que a maioria das amostras comerciais oxidou antes de atingir o prazo de validade indicado no frasco. Além disso, a adulteração com óleo de soja em níveis próximos a 100% foi confirmada em duas amostras “extra virgem” e uma “refinada”, destaca o estudo.
Estas descobertas demonstram, portanto, que há uma necessidade urgente de desenvolver padrões para o óleo de abacate, não apenas para garantir que os consumidores recebam produtos autênticos e de alta qualidade, mas para estabelecer “condições de concorrência” equitativas para apoiar o crescimento contínuo da indústria global de abacate.
Referências da notícia:
Cervantes-Paz, B.; Yahia, E. M. Avocado oil: Production and market demand, bioactive components, implications in health, and tendencies and potential uses. Comprehensive Reviews in Food Science and Food Safety, v. 20, n. 4, 2021.
Machado, M. et al. Understanding the Anti-Obesity Potential of an Avocado Oil-Rich Cheese through an In Vitro Co-Culture Intestine Cell Model. Molecules, v. 28, n. 15, 2023.
Green, H. S.; Wang, S. C. First report on quality and purity evaluations of avocado oil sold in the US. Food Control, v. 116, 2020.