O Sol também pode contribuir para a destruição da camada de ozono, segundo um novo estudo

A camada de ozono é essencial para proteger a superfície do nosso planeta da radiação ultravioleta. Ao longo dos anos, tem sido objeto de muitos estudos. Eis os resultados mais recentes.

Evento de partículas solares
Um evento extremo de partículas solares pode causar grandes danos aos habitantes da Terra.

Um novo estudo publicado na revista Proceeding of the National Academy of Sciences analisou os impactos globais de um evento extremo de partículas solares com diferentes intensidades do campo magnético da Terra.

O estudo é particularmente interessante também em relação à intensa tempestade solar que atingiu o nosso planeta no início de maio e que provocou a formação de auroras visíveis mesmo a partir de Itália.

No entanto, a atividade solar pode manifestar-se de várias formas, desde as erupções até às ejeções de massa coronal (EMC). Há também um fenómeno particular, chamado "evento de partículas solares", em que violentas explosões de protões ocorrem diretamente na superfície do Sol e lançam estas partículas solares para o espaço.

Massas de partículas carregadas chegam-nos do Sol

De acordo com os dados recolhidos, o nosso planeta é atingido por um evento deste género aproximadamente de mil em mil anos, tendo o último ocorrido por volta de 993 d.C.

A equipa de investigadores analisou então as consequências de um acontecimento tão extremo em diferentes períodos, o resultado é preocupante: se este acontecimento ocorresse num período em que o campo magnético é fraco, poderia ter um efeito dramático na vida do nosso planeta.

Isto deve-se ao facto de o campo magnético da Terra - o escudo que protege o nosso planeta das partículas carregadas do vento solar - funcionar, em condições normais, como um enorme íman, com linhas de campo que saem de um pólo, dobram e voltam a entrar no outro pólo e desviam a radiação eletricamente carregada.

O vento solar não é mais do que o fluxo constante e flutuante de eletrões e protões emitidos pela atmosfera exterior do Sol.

Nem todo o vento solar está protegido; de facto, nos pólos, uma parte da radiação cósmica ionizante consegue penetrar na atmosfera superior, onde interage com as moléculas de gás que dão origem às auroras.

No entanto, o campo magnético da Terra não é estático; tem períodos em que é fraco e outros em que é mais forte.

Assim, se mesmo em condições "normais" algumas partículas conseguem penetrar, sem acontecimentos extremos, pense no que pode acontecer se o fluxo de partículas solares for particularmente forte e o nosso campo magnético for mais fraco.

representação do campo magnético que protege a Terra de partículas e eventos solares extremos
O campo magnético da Terra protege-nos do vento solar que, de outra forma, nos atingiria.

O que se veio a saber é que esta radiação é capaz de causar sérios danos à fina camada de ozono que nos protege da radiação ultravioleta.

Sabemos agora da importância do ozono estratosférico para a vida na Terra; de facto, é graças a esta camada que uma parte da radiação ultravioleta do Sol é bloqueada, impedindo-a de atingir a superfície da Terra.

Muitos acontecimentos do passado poderiam ser explicados

Um acontecimento tão extremo, para além de ter um efeito imediato, é também capaz de desencadear uma série de reações químicas na atmosfera superior capazes de reduzir o ozono. A redução poderia durar cerca de um ano, no máximo, ou mesmo seis anos se o nosso campo magnético fosse muito fraco.

Os níveis de UV poderiam aumentar em 25%, aumentando a taxa de danos no ADN induzidos pelo sol (aumentando o risco de cancro da pele) até 50%.

O período mais recente de fraco campo magnético começou há 42.000 anos e durou cerca de 1.000 anos, durante os quais ocorreram vários eventos evolutivos importantes, como o desaparecimento dos últimos Neandertais na Europa e a extinção de alguns marsupiais na Austrália.

Este estudo, que analisa a combinação de acontecimentos extremos e a força do campo magnético da Terra, poderá explicar vários acontecimentos misteriosos do passado da Terra.

- Pavle Arsenović et al, Global impacts of an extreme solar particle event under different geomagnetic field strengths, Proceedings of the National Academy of Sciences (2024). https://doi.org/10.1073/pnas.2321770121