O sol estimula os gastos: um novo estudo indica que investidores apostam mais em dias de sol
E se o tempo controlar como e quando investimos o nosso dinheiro? Mais especificamente, e se o céu controlar o quanto estamos dispostos a apostar no mercado de ações? Entenda tudo aqui!
Uma nova investigação da Universidade da Austrália do Sul (UniSA) encontrou uma ligação entre condições meteorológicas agradáveis e um maior investimento em ações do tipo lotaria.
As ações do tipo lotaria são baratas em comparação com outras ações e podem ser vistas como uma oportunidade de obter um ganho substancial.
No entanto, a probabilidade de um rendimento mais elevado é mínima, pelo que é considerado um investimento de alto risco. Um estudo efetuado por investigadores financeiros da UniSA descobriu que, quando o tempo está ensolarado e o céu está azul, os investidores são mais propensos a envolver-se neste tipo de investimentos.
A influência de estado de tempo no nosso humor
O Dr. Reza Bradrania, Professor de Finanças e membro do Centro de Mercados, Valores e Inclusão da UniSA, afirma que os estudos em psicologia demonstraram que o clima tem um efeito significativo no humor e no comportamento humano.
Isto pode explicar cerca de 40% da variação diária dos estados de espírito e o sol, em particular, pode ter um grande impacto na forma como nos sentimos.
A ideia base desta investigação é que os investidores que estão de bom humor devido ao tempo ensolarado tendem a ter expectativas ou crenças mais otimistas sobre o retorno futuro das ações da lotaria. Esta investigação foi importante pois tem implicações sobre a forma como o clima pode influenciar os juízos e as escolhas dos investidores e, em particular, afetar as suas decisões financeiras.
Este estudo pioneiro contou com uma base de dados de 36 anos
Tanto quanto se sabe, este é o primeiro estudo deste tipo a investigar a forma como o clima desempenha um papel nas nossas decisões de investimento e, em particular, na procura e no desempenho de ações do tipo lotaria, o que tem implicações para os mercados financeiros.
O Dr. Bradrania e o estudante de doutoramento Ya Gao reuniram 36 anos de dados meteorológicos, incluindo a cobertura de nuvens por hora, a taxa de velocidade do vento, a profundidade da chuva e a temperatura do ar das principais estações meteorológicas das cidades dos EUA.
Foram também examinados os dados relativos aos preços das ações ordinárias ao longo deste período (1983 a 2019). Desta forma, concluíram que nos dias mais agradáveis do ponto de vista meteorológico (secos e soalheiros), o número de apostas e investimento aumenta, enquanto que nos dias chuvosos ou mais frios, este número diminui.
Referência da notícia:
Bradrania R., Gao Y. Lottery demand, weather and the cross-section of stock returns. Journal of Behavioral and Experimental Finance (2024).