O sexo é bom para a sua saúde, aqui estão todos os benefícios que proporciona

Estudos recentes indicam que a atividade sexual representa uma barreira contra a depressão e a ansiedade, melhorando assim o nosso bem-estar e a nossa saúde.

Sexo
Como explicam médicos e investigadores, a atividade sexual representa uma barreira contra a depressão e a ansiedade, melhorando o bem-estar e a saúde.

O sexo beneficia o corpo, a mente e o coração. Para além dos efeitos sobre a psique e o corpo, a começar pelas calorias queimadas, 85 em média, até 3,6 por minuto. De acordo com um estudo americano, reduz em 45% o risco de desenvolver problemas cardiovasculares.

Como explicam médicos e investigadores, a atividade sexual representa uma barreira contra a depressão e a ansiedade, melhorando o bem-estar e a saúde.

Os benefícios do sexo

O sexo, desde que seja praticado com a proteção necessária, traz benefícios importantes para a nossa saúde. De facto, a atividade sexual, se praticada regularmente, estimula o coração. A American Heart Association especifica que os ataques cardíacos ou as dores fortes no peito provocadas pelo coração raramente ocorrem durante o ato sexual.

Outro benefício é a redução da tensão arterial. Segundo vários estudos, abraçar e acariciar pode ajudar a normalizar a tensão arterial.

O sexo tem um forte poder analgésico contra enxaquecas e cefaleias. As relações sexuais estimulam a libertação de endorfinas no cérebro, as chamadas "hormonas do bem-estar", verdadeiros analgésicos produzidos pelo nosso corpo.

Atividade sexual
Estudos recentes mostraram como o sexo melhora as nossas capacidades mentais. O sexo frequente pode melhorar a memória, mesmo em idade avançada.

Também foi demonstrado que o sexo nos ajuda a dormir melhor e prolonga a esperança média de vida das pessoas que têm relações sexuais. Segundo um famoso estudo publicado no The BMJ, parece que uma atividade sexual intensa e satisfatória pode ter um efeito protetor na saúde masculina e feminina.

Outro efeito positivo da atividade sexual é uma redução significativa do risco de cancro da próstata. Parece que as ejaculações frequentes permitem que a próstata elimine os agentes cancerígenos.

Por último, mostra como o sexo reforça as nossas capacidades mentais. As relações sexuais frequentes podem melhorar a memória, mesmo em idade avançada.

Potenciais consequências para as pessoas que sofrem de doenças cardiovasculares?

Para as pessoas com doenças cardiovasculares, o sexo é o equivalente a subir dois lances de escadas ou a correr para o autocarro. Não prejudica o coração, mas tenha cuidado se já teve um evento cardiovascular. De facto, durante o sexo, a respiração e o ritmo cardíaco aumentam e a pressão arterial sobe.

Para viver a sua sexualidade de forma segura e consciente, é essencial falar com o seu médico, conhecer o seu estado de saúde e reconhecer todos os seus limites. Também deve ser dito que as escapadelas e a ansiedade de desempenho não são úteis porque podem levar à ansiedade e ao stress.

Hipertensão e sexo

Uma vida sexual consistente e ativa pode baixar a tensão arterial de forma tão eficaz como alguns medicamentos.

A razão é que fazer sexo aumentaria os nossos níveis de oxitocina, a chamada hormona do amor, que reduz os níveis de stress.

A oxitocina reduz a tensão, aumenta a autoestima, a auto-confiança e a confiança em si próprio e nos outros, e reduz a agressividade. Por conseguinte, a atividade sexual contribui para a estabilização dos valores da pressão arterial, mesmo de forma significativa.