O que significa realmente a percentagem de chuva numa aplicação do tempo?
Quando espreitamos a previsão do tempo no nosso smartphone, PC ou televisão e verificamos que existe uma determinada percentagem de chuva, o que será que significa isso realmente? Esclarecemos as suas dúvidas aqui!
Quando espreitamos a nossa fiel aplicação meteorológica no smartphone ou computador - ou escutamos uma previsão do tempo na televisão ou rádio - e existe previsão de chuva, aparece no ecrã uma percentagem de chuva ou de precipitação (70%, por exemplo). Este simples número indica-nos a hipótese ou a probabilidade de vermos chuva durante o dia.
Contudo, é bastante comum interpretar mal o que este número representa. É provável que já tenha confundido o significado da percentagem de chuva na previsão do tempo, mas não se preocupe. Nem mesmo os meteorologistas, profissionais responsáveis pela elaboração das previsões do estado do tempo, estão de acordo quanto à maneira exata de calcular a mencionada percentagem.
Quando olha para a probabilidade de chuva na previsão, é provável que pense que é a probabilidade de chover em algum momento durante o período de previsão em questão. Então, se houver uma probabilidade de 30% de chuva, existe uma probabilidade de 70% de que não chova, correto? Bem, na verdade não é exatamente assim que funciona!
Afinal, o que significa a percentagem de chuva?
De acordo com o Serviço Meteorológico Nacional dos Estados Unidos, (NWS, sigla em inglês), a definição oficial da percentagem de probabilidade de chuva - a Probabilidade de Precipitação (PoP – Probability of Precipitation) - é a probabilidade estatística de que um dado ponto numa área para a qual está a ser elaborada a previsão, receba pelo menos 0,01 mm de precipitação no período de tempo especificado.
Os meteorologistas calculam a Probabilidade de Precipitação ao recorrerem a uma equação muito simples: PoP = C x A. E o que isto significa? A “PoP” representa a confiança - “C” - que um meteorologista tem de que a chuva irá ocorrer algures na área para a qual se está a elaborar a previsão, e "A" representa a percentagem da área onde é esperado que ocorra uma quantidade mensurável de chuva.
Por exemplo, se estivermos 100% confiantes de que irá chover em 30% da cidade do Porto, então há uma probabilidade de 30% de chuva. Se estivermos 50% confiantes de que 100% da cidade do Porto vai receber chuva, então há 50% de probabilidade de chuva.
Assim, se na previsão do tempo a probabilidade de chuva for de 50%, é melhor levar consigo o seu guarda-chuva! Mas lembre-se também do seguinte: a probabilidade de precipitação NADA TEM A VER com a intensidade nem com a duração da chuva prevista.
Nem todos os meteorologistas recorrem ao mesmo método para determinar a probabilidade de chuva
Tal como já foi acima referido, apesar da equação oficial que serve de referência no mundo da meteorologia, muitos destes profissionais recorrem à sua própria interpretação e método para determinar a probabilidade de precipitação. E apesar de alguns meteorologistas discordarem sobre como calcular a percentagem, estas discrepâncias não são suficientemente grandes para fazer a diferença nas nossas rotinas diárias.
Após algum tempo a observarmos as percentagens meteorológicas, a maioria de nós já tem uma boa perceção de quão elevado este número terá de ser para nos vermos obrigados a recorrer a um guarda-chuva, ou a adiar uma atividade ao ar livre, especialmente se vivermos nalguma das cidades mais chuvosas de Portugal continental, tais como Viana do Castelo, Braga ou o Porto.
Esperamos que agora, quando deitar de novo o olhar sobre uma previsão do tempo na aplicação meteorológica da Meteored, já saiba exatamente o que significa a percentagem de chuva.