O que se entende por média ou normal climatológica?
Com o tempo extremamente quente que se tem verificado em algumas regiões do hemisfério norte, tem-se falado muito frequentemente em temperaturas acima dos valores normais ou valores médios. Mas o que se entende por valores normais ou médios? Saiba mais aqui!
É importante que os conceitos utilizados na linguagem climática sejam únicos para todo o globo e entendidos por todos. Para isso, precisamos de coordenação e apoio global.
Organização Meteorológica Mundial
A Organização Meteorológica Mundial (OMM), sendo a autoridade a nível das Nações Unidas para o tempo, clima e água, desempenha um papel fundamental na coordenação das atividades nestas áreas, na uniformização de regras e conceitos e na monitorização climática global, de forma a que haja coordenação a nível global e não haja dúvidas na linguagem utilizada para uma correta tomada de decisões.
De acordo com orientações da OMM, a meteorologia, para avaliar se um determinado dia, semana, mês ou ano é mais quente ou mais húmido do que a média, utiliza uma linha de base de 30 anos, conhecida como "Norma Climatológica Padrão".
Estas são médias de dados climatológicos ao longo de um período de 30 anos, por exemplo, 1 de janeiro de 1981 a 31 de dezembro de 2010, ou 1 de janeiro de 1991 a 31 de dezembro de 2020, e assim por diante. É importante utilizar uma média a longo prazo, devido à variabilidade natural do nosso clima.
O aumento das concentrações atmosféricas de gases com efeito de estufa está a alterar o clima da Terra muito mais rapidamente do que antes, e por isso, a OMM concordou que o período de referência padrão de 30 anos tem de ser atualizado a cada década, a fim de refletir melhor o clima em mudança e a sua influência na nossa experiência climática do dia-a-dia.
Uma nova linha de base para o cálculo da média
Até ao final de 2020, o período de referência padrão mais atual e amplamente utilizado para o cálculo das normais climáticas foi o período de 30 anos 1981-2010. O recente Conselho Executivo da OMM recomendou que a nova linha de base de 30 anos, 1991-2020, fosse adotada globalmente e prometeu apoio aos Membros para os ajudar a atualizar os seus valores das normais ou médias climatológicas.
Muitos países já mudaram para a nova linha de base, mas para os países em desenvolvimento, que têm lacunas significativas na sua capacidade de recolha e processamento de dados, isto representa um verdadeiro desafio. Apenas 70 dos 193 membros da OMM apresentaram as suas Normais Climatológicas (CLINO) para o período 1991-2020 - menos de 37%. Isto levanta a preocupação de cumprir o prazo para a conclusão da recolha CLINO em 2023.
Segundo Ian Lisk, presidente da Comissão de Serviços da OMM, o conjunto de dados das Normais Climatológicas é utilizado para uma vasta gama de aplicações em todo o mundo. Existem também períodos de referência históricos fixos que são utilizados para a monitorização das alterações climáticas.
O Período de Referência da OMM para avaliação das alterações climáticas a longo prazo baseia-se no período 1961-1990, enquanto o período de referência pré-industrial, 1850-1900, é usado pela OMM e pelo IPCC como base de referência para estimar as subidas de temperatura globais passados e futuros.
A temperatura média global em 2021 foi cerca de 1,11 °C (± 0,13) acima do nível pré-industrial. O ano mais quente de que há registo é 2016, com a temperatura média global 1,29 °C acima da era pré-industrial. A monitorização contínua do clima é, portanto, vital para informar a política de mitigação e para nos orientar nos nossos esforços de adaptação às alterações climáticas.