O que são estas misteriosas bolas de gelo vistas na Finlândia?

Esta semana surgiram umas misteriosas bolas de gelo na ilha de Hailuoto, na Finlândia. Uns dizem que é caviar monstruoso, outros que provêm dos dinossauros. Que fenómeno existe por detrás destas esferas?

Nos últimos dias as fotos de dois habitantes de Oulu, uma localidade finlandesa que se situa na costa do mar Báltico, estão a dar a volta ao mundo. Estas imagens não foram captadas ali, mas sim na pequena ilha de Hailuoto, que fica a uns 30 minutos de ferry da pequena povoação. Tarja Terentjeff, uma das autoras, explicou na quarta-feira passada ao canal de televisão CNN este achado. “É um fenómeno incrível, nunca o tinha visto antes”, afirmou Tarja. “A praia inteira estava cheia destas bolas de gelo”.

Os utilizadores das redes sociais especularam muito sobre a sua origem, quase todos em tom humorístico. Alguns atribuíram a sua presença aos extraterrestres, outros concluem que são ovos de dinossauro ou “caviar monstruoso”. A explicação deste fenómeno é muito mais terrestre. O Instituto Meteorológico da Finlândia veio responder à questão e acredita que a origem destas bolas está num núcleo de compactação, como uma rocha ou uma parte duma planta, em redor da qual começa a formar-se e a unir-se o gelo.

Isto deve produzir-se numa área com pouca profundidade e em condições de ondulação e vento débeis. Com estes fatores, a camada mais superficial da água, que começa a congelar nestas datas, gera uns ‘caroços’ de gelo cujo balancear vai evoluindo para esferas. Segundo os testemunhos, algumas tinham o tamanho de bolas de ténis, ou inclusivamente algo maior. Há um ano atrás em Lohtaja, outra povoação na costa do mar Báltico, também assistiu a formações semelhantes mas com um tamanho superior, de até um metro de diâmetro! Neste caso, a agência finlandesa estimou que o ponto de partida das bolas foram as rochas que estavam em contacto com a água.