O que são estas misteriosas bolas de gelo vistas na Finlândia?
Esta semana surgiram umas misteriosas bolas de gelo na ilha de Hailuoto, na Finlândia. Uns dizem que é caviar monstruoso, outros que provêm dos dinossauros. Que fenómeno existe por detrás destas esferas?
Egg-like ice balls are piled up on a beach in Hailuoto, Finland, delighting people who braved the cold to visit the island. Ice balls such as these form when turbulent water near the shore breaks up a layer of slushy ice. https://t.co/yu0xq3w1nC pic.twitter.com/6Olu44lFDP
— CNN (@CNN) November 6, 2019
Nos últimos dias as fotos de dois habitantes de Oulu, uma localidade finlandesa que se situa na costa do mar Báltico, estão a dar a volta ao mundo. Estas imagens não foram captadas ali, mas sim na pequena ilha de Hailuoto, que fica a uns 30 minutos de ferry da pequena povoação. Tarja Terentjeff, uma das autoras, explicou na quarta-feira passada ao canal de televisão CNN este achado. “É um fenómeno incrível, nunca o tinha visto antes”, afirmou Tarja. “A praia inteira estava cheia destas bolas de gelo”.
Umm, Ice balls? Thats what these things are...#IceBalls pic.twitter.com/87fesPBtBA
— WGNMorningNews (@WGNMorningNews) November 6, 2019
Os utilizadores das redes sociais especularam muito sobre a sua origem, quase todos em tom humorístico. Alguns atribuíram a sua presença aos extraterrestres, outros concluem que são ovos de dinossauro ou “caviar monstruoso”. A explicação deste fenómeno é muito mais terrestre. O Instituto Meteorológico da Finlândia veio responder à questão e acredita que a origem destas bolas está num núcleo de compactação, como uma rocha ou uma parte duma planta, em redor da qual começa a formar-se e a unir-se o gelo.
There is on big snowball formed by the Nature️ First the small ones looked like big bird eggs but not possible in #Winter! #Hailuoto #Marjaniemi #Finland By the way, #Arctic cold, even colder than in #Rovaniemi pic.twitter.com/Kibq6Fb69i
— MrsSantaClausFinland (@MrsFinland) November 7, 2019
Isto deve produzir-se numa área com pouca profundidade e em condições de ondulação e vento débeis. Com estes fatores, a camada mais superficial da água, que começa a congelar nestas datas, gera uns ‘caroços’ de gelo cujo balancear vai evoluindo para esferas. Segundo os testemunhos, algumas tinham o tamanho de bolas de ténis, ou inclusivamente algo maior. Há um ano atrás em Lohtaja, outra povoação na costa do mar Báltico, também assistiu a formações semelhantes mas com um tamanho superior, de até um metro de diâmetro! Neste caso, a agência finlandesa estimou que o ponto de partida das bolas foram as rochas que estavam em contacto com a água.