O poder do ruído cor-de-rosa: o som que o ajuda a relaxar e a descontrair
Se estiver a sentir sintomas de stress e ansiedade nesta altura do ano, incluir o ruído cor-de-rosa no seu dia pode ser uma excelente forma de o ajudar a relaxar o corpo e a desfrutar de um sono mais profundo. A sua saúde está em primeiro lugar.

O ruído cor-de-rosa contém todas as frequências de som que os humanos conseguem ouvir. Ao contrário do ruído branco - que representa todas as frequências de forma igual - as frequências mais altas do ruído cor-de-rosa são menos intensas.
Para muitas pessoas, o ruído cor-de-rosa pode bloquear ruídos de fundo incómodos sem soar áspero ou estridente. Além disso, o ruído cor-de-rosa é utilizado para ajudar a dormir.
O problema do ruído branco é que todas as frequências chegam com a mesma intensidade e os nossos ouvidos não gostam de sons agudos. Por este motivo, o ruído branco é incómodo e desagradável para algumas pessoas.

O segredo do ruído cor-de-rosa é que as frequências mais altas são menos intensas e permitem que os ouvidos não sejam sobrecarregados por elas. Além disso, o ruído cor-de-rosa pode fazer com que as frequências mais baixas soem suaves.
Vale a pena mencionar que nem todos os sons naturais são ruído cor-de-rosa. Os sons que enfatizam as baixas frequências, ainda mais do que o ruído rosa, são designados por ruído castanho. O som de um trovão ou de uma grande cascata são exemplos de ruído castanho.
Estudos apoiam os benefícios do ruído cor-de-rosa para o relaxamento e a desconexão
Um estudo de 2017, publicado na revista Frontiers in Human Neuroscience, analisou o efeito do ruído cor-de-rosa no sono num grupo de 13 adultos mais velhos, onde descobriram que ouvir o ruído cor-de-rosa enquanto dormiam aumentava a atividade de ondas lentas no cérebro, que está ligada ao sono profundo.

Um estudo semelhante de 2016, publicado na revista Sleep Medicine, concluiu que o ruído cor-de-rosa melhora o sono e a memória dos adultos mais jovens que dormem uma sesta durante o dia.
Em 2012, outro estudo publicado no Journal of Theoretical Biology revelou que a exposição ao ruído cor-de-rosa leva a um sono mais profundo e mais longo, fortalecendo a memória.
Outros ruídos coloridos e os seus efeitos
Neste sentido, é também interessante conhecer os benefícios de outros ruídos coloridos:
- o ruído branco, é bom para esconder os ruídos de fundo, mas algumas pessoas acham-no irritante, pois ouvem os ruídos de alta frequência;
- o ruído cor-de-rosa, mais relaxante para as pessoas que consideram o ruído branco incómodo;
- o ruído castanho, os tons mais baixos são mais intensos;
- o ruído azul, as frequências mais altas são amplificadas, pelo que não é uma escolha comum para o apoio ao sono.
Por outro lado, não é claro se ouvir o ruído cor-de-rosa - ou de outras cores - pode ser prejudicial. Muitas vezes, o pior que acontece é alguém tentar ouvir o ruído cor-de-rosa e descobrir que não tem qualquer efeito.
O que é claro é que, seja qual for a cor que esteja a ouvir, pode ser prejudicial para a sua saúde se o volume for demasiado alto. Por isso, é importante ouvir sons num volume moderado e dar descanso aos seus ouvidos.
Referências da notícia
- Very Well Health (2023). What is a Pink Noise?
- Papalambros NA, Santostasi G, Malkani RG, Braun R, Weintraub S, Paller KA and Zee PC (2017). Acoustic Enhancement of Sleep Slow Oscillations and Concomitant Memory Improvement in Older Adults. Front. Hum. Neurosci.
- Ju Lynn Ong, June C. Lo, Nicholas I.Y.N. Chee, Giovanni Santostasi, Ken A. Paller, Phyllis C. Zee, Michael W.L. Chee (2016). Effects of phase-locked acoustic stimulation during a nap on EEG spectra and declarative memory consolidation. Sleep Medicine.
- Junhong Zhou, Dongdong Liu, Xin Li, Jing Ma, Jue Zhang, Jing Fang (2012). Pink noise: Effect on complexity synchronization of brain activity and sleep consolidation. Journal of Theoretical Biology.