O pimentão dá-nos as boas vindas ao "querido" mês de agosto!
O verão lembra-nos uma boa sardinhada ou um churrasco acompanhados por uma salada de pimentos. Pois bem, fique aqui a saber, este mês como o pode cultivar na sua horta e os benefícios para a sua saúde.
O pimento é um legume que pertence à família das Solanáceas e ao género Capsicum. Os Capsicum são originários das regiões tropicais e temperadas do continente americano.
Porém, começou a ser introduzida noutros continentes como o asiático, europeu e até no continente africano.
Em Portugal, caracterizado por um clima temperado, os pimentos doces dominam as preferências dos consumidores. Em regiões caracterizadas por climas mais quentes, a preferência recai sobre os pimentos pungentes/picantes.
Hoje em dia, o pimento é uma das culturas mais consumidas e apreciadas pelos consumidores a nível mundial.
Benefícios para a saúde
Nutricionalmente, os pimentos são muito ricos em vitaminas com C, B, A e possuem propriedades antioxidantes.
Principais benefícios do pimento |
---|
Prevenir o envelhecimento precoce. |
Diminuir o colesterol. |
Fortalecer o sistema imunológico. |
Evitar a anemia. |
Ajudar no emagrecimento. |
Fonte: www.tuasaude.com |
No caso dos pimentos mais picantes possuem ainda na sua composição uma substância chamada capsaícina que é responsável por essa pungência característica.
Os pimentos estimulam ainda a circulação sanguínea, a secreção de saliva e os sucos gástricos. O pimentão é um legume que ajuda a fortalecer o sistema imunológico, prevenir o envelhecimento precoce, evitar a anemia e ajudar no emagrecimento.
Estes benefícios são possíveis porque o pimentão tem poucas calorias, além de ter ótimas quantidades de vitamina A, vitamina C e antocianinas, com ação antioxidante e anti-inflamatória.
Como podemos cultivar o pimentão na nossa horta?
Existem diferentes tipos de pimentão, mas os mais consumidos são o amarelo, o verde e o vermelho que se diferenciam quanto ao sabor, teor de carotenoides, vitaminas e antocianinas.
O vermelho consiste no pimentão quando está totalmente maduro, sendo o tipo mais doce. Este tipo tem mais potássio e carotenoides; o verde é o pimentão ainda imaturo, tendo menos açúcar e um sabor mais picante e amargo que os restantes; o amarelo é o mais rico em vitamina C e equivale ao estágio de maturação do pimentão antes de se tornar laranja. Tem um sabor leve, doce e frutado.
Para semear pimentos precisa de garantir que tem as condições ideais, para que o seu cultivo obtenha bons resultados. Deve começar pelo solo que vai receber as sementes, mas também pensar no local final para onde será feita a transplantação.
Antes de criar a sua sementeira, garanta que a temperatura ambiente esteja entre os 21 e 25 ºC, o solo deve estar bem drenado e deve ter uma boa exposição solar ao longo do dia.
Depois de garantidas as condições perfeitas, coloque as sementes com uma profundidade de 1,5 cm, em tabuleiros próprios, pequenos vasos ou pode utilizar também caixas de ovos.
Tenha sempre em conta que precisa de proteger as sementeiras de pragas, do excesso de sol e possíveis geadas. Após um mês e meio, e quando a planta já tem 4/5 folhas, pode efetuar a transplantação.
Este procedimento deve ser feito somente quando as noites têm uma temperatura superior a 10 ºC, para que o pimento não queime. Realize uma lavoura e prepare o solo para que receba as plantas. Mantenha o distanciamento de 40 cm entre cada um delas e afunde as raízes com cuidado.
Depois de cultivar os pimentos com todas estas indicações, pode colhê-los ainda verdes, isto se tiverem já o tamanho adequado ou se, pelo menos, 50% da superfície estiver a mudar de cor.
Em média, a colheita realiza-se passadas 14 semanas de semear os pimentos e a planta pode chegar a produzir até 45 frutos por pé.
Alguns cuidados a ter com os pimentos e os diferentes usos do pimento
É necessário ter alguns cuidados para que os pimentos cresçam de forma saudável, sem doenças e produzam bem. Para além de proteger este vegetal das temperaturas dos dias mais quentes, é preciso confirmar que os mesmos não tocam no chão, nem entre si. Por último, lembre-se sempre de limpar os pimentos que possam apodrecer, para que as pragas não surjam e contaminem a restante área cultivada.
O pimentão (Capsicum annuum) pode ser consumido cru, cozido, grelhado, refogado ou assado, em tortas, geleias, saladas, sanduíches, sopas, massas e até pode ser servido recheado.