O mistério das luzes de Hessdalen, os estranhos fenómenos luminosos que aparecem neste canto da Noruega

Na Noruega, na região de Sør-Trøndelag, situa-se o vale de Hessdalen. Este vale tornou-se famoso por um fenómeno luminoso conhecido como as luzes de Hessdalen que, de momento, continua por explicar.

Noruega, luzes.
Na Noruega, na região de Sør-Trøndelag, a cerca de 90 km a sudeste de Trondheim, situa-se o vale de Hessdalen. Este vale tornou-se famoso por um fenómeno luminoso conhecido como as luzes de Hessdalen que, de momento, continua por explicar.

Na Noruega, na região de Sør-Trøndelag, a cerca de 90 km a sudeste de Trondheim, encontra-se o vale de Hessdalen. Este vale tornou-se famoso por um fenómeno luminoso conhecido como as luzes de Hessdalen que, atualmente, permanece sem explicação, embora tenham sido formuladas várias hipóteses, com estudos científicos relacionados. Mas até agora, apesar dos debates científicos, não foi possível dar uma explicação científica válida a este fenómeno atmosférico particular e curioso que atrai pessoas de todo o mundo.

A história das Luzes de Hessdalen

Desde a década de 1930, residentes e visitantes do Vale de Hessdalen, na Noruega, têm relatado estranhos orbes de luz no céu. Alguns avistamentos são fenómenos explicáveis, enquanto outros, que até ocorrem durante o dia em determinadas condições meteorológicas, são mais enigmáticos.

De acordo com o cientista informático Erling Strand, que faz parte de uma pequena equipa da Universidade de Oslo, da Universidade de Bergen e do Norwegian Defence Research Establishment que tenta documentar e explicar as luzes, os sinais luminosos no céu pararam abruptamente em 1983 e regressaram com uma vingança em 1984.

Algumas características do estranho fenómeno

De acordo com os dados recolhidos e as testemunhas, as luzes podem mover-se lentamente, lançar-se e seguir uma trajetória aleatória, e durar de alguns segundos a mais de uma hora. Quando o seu tamanho pode ser estimado, foram por vezes descritas como sendo do tamanho de um carro. Mas o que é que provoca estas luzes?

Não sabemos ao certo, mas segundo uma teoria de 2010 publicada no Journal of Atmospheric and Solar-Terrestrial Physics, o fenómeno poderia ser causado pela decomposição do radão na atmosfera, uma vez que o vale de Hessdalen tem uma das maiores concentrações de radão da Europa.

Outra teoria, de 2006, atribui à paisagem o papel de uma espécie de bateria natural que se descarrega em intervalos regulares.

Luzes de Hessdalen.
As luzes, de acordo com os dados recolhidos e os relatos de testemunhas, podem mover-se lentamente, dardejar e seguir um caminho aleatório, e durar de alguns segundos a mais de uma hora.

De facto, a equipa notou que havia anomalias no campo magnético na área, consistentes com a presença de uma espécie de “bateria natural”. Não se sabe ao certo como é que algo assim poderia produzir carga suficiente para produzir luzes tão visíveis, mas a equipa sugere que isso se deve às características locais do vale.

Os problemas para o estudo do fenómeno e as hipóteses formuladas

Infelizmente não existem estatísticas sobre o fenómeno, os testemunhos referem numerosas manifestações luminosas a partir dos anos 80, falava-se de até 80 avistamentos por noite, desde então a ocorrência dos fenómenos diminuiu, embora nunca tenha sido feita uma estatística real, dado que as observações foram feitas numa parte do vale e a expedição italiana esteve no local uma semana por ano.

Além disso, estas luzes poderiam ser geradas como nuvens de iões no interior das minas. O que se sabe hoje é que geralmente estes fenómenos luminosos aparecem depois da aurora boreal ou na presença de vento solar, pelo que o mecanismo que provoca o brilho poderia ser de natureza eletroquímica.