O melhor queijo do mundo é português!
Pela primera vez Portugal, mais propriamente a cidade de Viseu, recebeu o World Cheese Awards, o prestigiado concurso considerado como os “Óscares dos queijos". No fim de semana passado, entre 15 e 17 de novembro foram avaliados mais de 4.500 exemplares de mais de 40 nacionalidades por 250 especialistas.
Portugal sucede assim a países como o Reino Unido, Itália, Espanha ou Noruega, onde se realizaram as anteriores edições dos chamados “Óscares do queijo”. Este concurso foi apresentado na Casa da Ribeira, um espaço evocativo das memórias da capital da Beira Alta, região onde são produzidos alguns dos mais reconhecidos e apreciados queijos portugueses.
Viseu, capital da região da Beira
Segundo Farrand, Viseu tornou-se no local adequado para a primeira edição dos World Cheese Awards em Portugal uma vez que está localizado no coração da região vinícola do Dão, tendo uma cultura rica em gastronomia e produção de vinho.
Para além disso, Viseu é a capital da região da Beira, uma região com uma forte herança queijeira.
A escolha da cidade acabou por surgir de forma natural já que a região possui uma cultura gastronómica invejável, que combina tradição e excelência, a par de um rico legado histórico na produção de queijo, segundo Bruno Filipe Costa, food expert e impulsionador da vinda do evento para Portugal.
O melhor do mundo
Vitorioso deste concurso foi o Amanteigado de Ovelha, da queijaria Quinta do Pomar, no concelho do Fundão, levando assim o óscar de melhor do mundo.
Nesta finalíssima estavam a concurso 14 exemplares de países como Suíça, Itália, Espanha, Estados Unidos, Noruega e Brasil. No total foram inscritos nos World Cheese Awards, 4786 queijos oriundos de 47 países.
Muita dedicação e paixão
Joaquim Duarte Alves, responsável pela queijaria Quinta do Pomar, num comunicado nas redes sociais afirma que este reconhecimento é fruto do trabalho árduo, dedicação e paixão de toda a equipa.
Porém, este não é o primeiro prémio da queijaria. Fundada em 1983 já arrecadou vários prémios nos últimos anos, quer a nível nacional, quer internacional.
A queijaria Quinta do Pomar foi criada em 1983, quando os fundadores Joaquim Duarte Alves e a mulher, Maria José Lucas, depois de terem emigrado para França decidem voltar às origens, a Soalheira.
Em 2015 foi inaugurada a nova queijaria, com tecnologia mais moderna adaptada às normas higiénico-sanitárias exigidas nos tempos atuais, mas conservando sempre as mesmas características e ingredientes sem alterar o palato original.