O "Lobo da Terra" parece o cruzamento de um lobo com uma raposa ou hiena, o que é?

O "Lobo da Terra" parece giro, mas não é um lobo ou uma raposa. É um tipo de hiena, mas apresenta diferenças únicas em relação a outros tipos de hiena.

Aardwolf.
O aardwolf parece um cruzamento entre uma hiena, um lobo e uma raposa - qual é que é?

Em Afrikaans, o nome do animal aardwolf traduz-se como "lobo da terra", em referência à sua aparência canina e ao hábito de fazer tocas subterrâneas. Não são lobos, pois os lobos-da-terra são de facto um tipo de hiena.

Os lobos-da-terra são a mais pequena das quatro espécies de hienas da subfamília Hyaenidae. Tal como as outras hienas, as suas patas dianteiras são mais compridas do que as traseiras, com uma juba ao longo das costas, o que pode fazer com que pareçam maiores do que são, mas na realidade são pequenas. Numa inspeção mais atenta, parecem semelhantes à hiena listrada devido às suas riscas pretas, grandes orelhas pontiagudas e focinho comprido.

Duas localizações principais

A espécie não pode ser encontrada na natureza noutros habitats em África. Uma população encontra-se no sul, desde o centro de Angola e Moçambique até à África do Sul, e a outra reside mais a norte, na Tanzânia.

Vivem nos prados, arbustos e savanas abertas destas regiões, nidificando em tocas que reutilizam e "reciclam", aumentando-as para si e para as suas crias.

Será importante proteger as suas crias e a si próprios enquanto predadores como leopardos, chacais e leões espreitam por perto. Quando as crias atingem as seis semanas de vida, saem da toca e começam a viver sozinhas por volta do primeiro ano de idade.

Animais africanos que adoram térmitas

Outros tipos de hienas tendem a preferir presas maiores, mas os lobos-da-terra preferem insetos, com dentes pequenos bem adaptados ao seu consumo. Procuram térmitas formadoras de montículos, comendo-as com as suas línguas pegajosas, um pouco como um papa-formigas.

Outro animal que gosta de térmitas em África, o porco-formigueiro também gosta de térmitas, mas talvez demasiado, pois é conhecido por partir e danificar esses montes. O lobo-da-terra é mais sustentável, não danificando os montes, garantindo um bom fornecimento futuro de térmitas nestes locais.

O aardvark ("porco-formigueiro") é um mamífero noturno que se enterra no solo, também conhecido como "urso-formiga africano" ou "tamanduá", embora seja diferente dos tamanduás (também conhecidos como papa-formigas) sul-americanos. O porco-formigueiro pode parecer semelhante, mas não são parentes, partilham o "aard" no nome, que significa "terra".

Os lobos-da-terra e os porcos-formigueiros são animais completamente diferentes, mas ambos consomem térmitas dos montes de térmitas em África com as suas línguas longas e pegajosas.

Com os seus dentes especializados e achatados, um lobo-da-terra pode consumir até 250.000 térmitas numa noite! Mantêm um canino afiado, para autodefesa e não para rasgar e consumir carne animal.

No inverno, as térmitas podem ser escassas. Para se adaptarem, podem passar mais tempo debaixo da terra para conservar energia. Como resultado, reduzem o seu metabolismo em 11%, de acordo com a revista Transactions of the Royal Society of South Africa. Podem também perder peso até 20%, em vez de dependerem de outras formas de presas.

O lobo-da-terra é verdadeiramente enigmático, sendo tão diferente, em muitos aspetos, do que seria de esperar de uma hiena, preferindo uma dieta de insetos, assemelhando-se ao seu vizinho, o porco-formigueiro "papa-formigas".