O clima pode afetar o investimento e as operações financeiras? Os estudos mostram que pode
Parece que o tempo e as emoções podem influenciar as decisões financeiras. Vários estudos analisam a relação entre dias de sol e o desempenho do mercado bolsista e revelam resultados interessantes.
Os especialistas estão bem cientes de que as emoções desempenham um papel fundamental nos mercados. O medo, a incerteza ou o otimismo modulam frequentemente as decisões financeiras. Por transitividade, qualquer fator que influencie o estado de espírito afetará indiretamente as decisões de compra e venda de ações.
E uma coisa que pode certamente influenciar o estado de espírito é o tempo meteorológico. Com isto em mente, um par de investigadores propôs-se analisar se existe alguma correlação entre dias de sol e o comportamento do mercado.
Até que ponto o estado de espírito ou as emoções transitórias afetam os mercados, perguntaram Tyler Shumway e David Hirshleifer da Universidade Brigham Young em Provo, Utah.
Para tal, seleccionaram uma variável meteorológica associada ao humor e às emoções: dias de sol. Examinaram o estado do céu e do sol da manhã em 26 cidades de todo o mundo entre 1982 e 1997 e relacionaram estas condições com o desempenho do principal índice de ações de cada país.
Surpreendentemente - ou não tão surpreendentemente - encontraram uma forte relação positiva entre os dias de sol e o aumento dos preços das ações nestes índices. "O sol tem uma forte correlação positiva com os retornos diários das ações", diz o estudo.
A luz solar foi a única variável meteorológica que mostrou relações com o comportamento do mercado. A chuva e a neve não apresentaram correlações fortes.
Intensidade e duração da luz solar
Este não foi o único estudo a analisar e a encontrar padrões significativos nesta relação. Um documento de 2023 do Centro de Finanças Inovadoras e Sustentáveis da Universidade de Portsmouth examinou até que ponto a luz solar influencia o comportamento dos investidores. Considerou duas dimensões: intensidade e duração da luz solar.
O estudo centrou-se no comportamento da oferta e dos preços no mercado primário. Mais concretamente, na influência da luz solar nos hábitos dos investidores e nos descontos de SEO no mercado primário. A SEO é designada por "seasoned equity offerings", o processo através do qual uma empresa cotada emite ações adicionais ao público para angariar capital.
Os dados revelaram que os investidores fizeram ofertas mais elevadas durante os períodos de Sol, o que resultou em descontos mais baixos para as ações no mercado primário.
Este facto não é necessariamente positivo. Jia Liu, autor deste estudo, afirmou: "Queremos sensibilizar os investidores para o facto de, durante os períodos de sol, se tornarem mais otimistas em relação aos seus investimentos. Isto torna-os mais propensos a assumir riscos que não são justificados pelos valores dos ativos. Por conseguinte, deve ter este facto em conta ou poderá sofrer perdas".
A temperatura sobe e os mercados sobem?
Outro estudo investigou a relação entre seis variáveis meteorológicas e o desempenho do S&P 500, o índice das 500 maiores empresas dos EUA, que é considerado o mais representativo do sentimento do mercado.
O autor, Bernard Ong, analisou dados meteorológicos relativos à cidade de Nova Iorque durante dois anos e concluiu que a temperatura máxima diária estava moderadamente correlacionada com o mercado bolsista.
"Existe um aspeto comportamental no sentimento do mercado", afirmou Ong. "Não se trata tanto do facto de estar calor, mas sim de um indicador do que isso significa para si psicologicamente", acrescentou.
No entanto, há muito ceticismo quanto a estas relações. O próprio Ong admitiu que a correlação não implica necessariamente uma relação de causalidade e que "não recomendo a ninguém que utilize a temperatura como único fator para compreender o comportamento das ações; é 100 vezes mais complexo do que isso".
Além disso, em todos os casos, são considerados os movimentos de curto prazo das ações, que não envolvem os chamados fundamentos das empresas, ou seja, qual é o seu negócio, o seu desempenho económico nos últimos anos e as suas projeções para o futuro.
Estes estudos sugerem uma relação entre as variáveis, mas isso não significa, obviamente, que a luz solar ou as temperaturas diurnas devam ser consideradas como definidoras da negociação de ações. Há ainda muita investigação a fazer sobre estas relações.
"A crescente instabilidade dos sistemas climáticos em todo o mundo e as ligações estabelecidas entre as condições climáticas e os comportamentos dos investidores tornam este tema cada vez mais relevante num mundo financeiramente interdependente", afirmou o Professor Liu.
Referência da notícia:
Hirshleifer, David A. y Shumway, Tyler, Good Day Sunshine: rentabilidad de las acciones y el clima .Documento de trabajo del Centro Dice No. 2001-3,
Qian Sun, Xiaoke Cheng, Shenghao Gao, Tao Chen, Jia Liu, Estado de ánimo inducido por el sol y precios de SEO: evidencia de ofertas detalladas de inversores en subastas de SEO, Journal of Corporate Finance, volumen 80, 2023