O caçador em série de mosquitos e outros insetos no verão: descubra a pequena osga

Contrariamente aos falsos mitos e às lendas infundadas, este pequeno animal não é venenoso, mas adora caçar mosquitos e outros insetos, muito comuns durante as noites quentes de verão. Em suma, ter uma osga por perto no verão é útil.

osga
O corpo da osga está completamente coberto de tubérculos que lhe dão um aspeto rugoso, característica que desperta em muitas pessoas um sentimento de repulsa e medo.

Com a chegada do verão, muitas pessoas têm a certeza de ter visto uma osga, especialmente à noite. A osga doméstica comum (osga de parede, osga turca, osga mediterrânica ou lagartixa da lua) tem o nome científico de Hemidactylus Frenatus, mede entre 7 e 13 cm de comprimento, pesa no máximo 20-25 g e pode viver mais de 5 anos. Alimenta-se de insetos, aracnídeos e muitos outros invertebrados.

Contrariamente aos falsos mitos e às lendas infundadas, este pequeno animal não é venenoso, mas adora caçar mosquitos e outros insetos, muito comuns durante as noites quentes de verão. Em suma, ter uma osga por perto é útil no verão.

As características deste pequeno lagarto

O corpo da osga está completamente coberto de tubérculos que lhe dão um aspeto rugoso, uma caraterística que desperta em muitas pessoas um sentimento de repulsa e medo. Os maiores exemplares são os machos, enquanto as osgas mais pequenas têm riscas escuras mais evidentes, que vão perdendo à medida que crescem.

osga
Contrariamente aos falsos mitos e às lendas infundadas, este pequeno animal não é venenoso, mas adora caçar mosquitos e outros insetos, muito comuns durante as noites quentes de verão. Em suma, ter uma osga por perto é útil no verão.

A osga comum é a mais difundida na Europa e é um parente próximo do lagarto. Tal como este último, é absolutamente inofensivo para os seres humanos e, ao alimentar-se de insetos como moscas, mosquitos, traças e baratas, é definitivamente útil para nós e para o ecossistema.

Habitat e divulgação

As osgas, sendo uma grande família de répteis, estão amplamente distribuídas por grande parte da Terra. Muitas estão adaptadas a ambientes semelhantes, com algumas diferenças consoante a espécie. Seguem-se alguns exemplos de habitats naturais comuns para as osgas:

A osga comum vive em toda a zona mediterrânica, entre o sul da Europa e o norte de África. Há espécies de osgas que se habituaram a viver mesmo no meio do deserto, como o Saara.

Outras osgas, no entanto, estão bem adaptadas a viver mesmo em ambientes aquáticos, como rios, lagos, lagoas e pântanos. Estas osgas são capazes de nadar e caçar presas aquáticas.

Mas muitas osgas vivem atualmente em ambientes altamente urbanizados, como as cidades. Aqui, poderão tirar partido da presença de insetos e outros pequenos animais que se encontram nessas zonas, muitas vezes atraídos pela forte poluição luminosa.

O que fazer se uma osga entrar em sua casa?

Como já explicámos, a osga não é venenosa nem perigosa para os seres humanos. Não representa qualquer perigo. De facto, como se alimenta de insetos, pode viver em simbiose com os seres humanos. Mas claro que nem toda a gente vai gostar de encontrar uma osga em sua casa.

osga
As osgas, sendo uma grande família de répteis, estão amplamente distribuídas por grande parte da Terra. Muitas estão adaptadas a ambientes semelhantes, com algumas diferenças consoante a espécie.

Neste caso, a primeira coisa a fazer é não magoar o animal. Existem métodos naturais que podem afastar a osga da casa. Um deles é a utilização de bolas de naftalina, espalhadas pela casa, colocando-as em gavetas e perto de armários.

Este produto não é muito popular entre as osgas. Assim que o animal o ouve, tem tendência a abandonar a casa. Pode ter a certeza de que não verá uma osga entrar em sua casa durante algum tempo. Outra coisa que a osga detesta muito é a água. Experimente borrifar um pouco de água no animal, isso vai afastá-lo rapidamente da casa, sem o magoar a si ou a ele.