O número de casos de tuberculose aumenta em Portugal

Segundo o novo relatório divulgado pela DGS, Portugal em 2023 registou um aumento no número de casos de tuberculose principalmente em migrantes. Saiba mais aqui!

Dia Mundial da Tuberculose
Segundo a DGS em 2023 foram registados mais de 1.500 casos, provocando a morte de 76 pessoas.

No Dia Mundial da Tuberculose, no passado dia 24 de Março, a Direção-Geral da Saúde divulgou um relatório de vigilância e monitorização da tuberculose, onde revela que em Portugal registou, em 2023, 22 casos de tuberculose multirresistente.

Este valor é o dobro face ao ano anterior, sendo que a maioria registou-se em Lisboa e Vale do Tejo, embora a proporção nesta região tenha diminuído em relação a 2022, todavia 15 dos 22 casos ocorreram em migrantes, nomeadamente cidadãos da Guiné-Bissau.

Na região do Algarve foram notificados 31,8% dos casos, o que não se verificou em anos anteriores.

Uma vez mais, a maioria (71,4%) refere-se a migrantes, incluindo da Ucrânia, Roménia e Moldávia.

O sucesso terapêutico dos casos de tuberculose multirresistente

De acordo com a diretora do Programa Nacional para a Tuberculose da DGS, Isabel Carvalho, dos doentes que iniciaram tratamento em 2021, 80% completaram o tratamento, cujo tempo mediano foi de 20 meses.

"A tuberculose multirresistente é uma preocupação pelo pior prognóstico associado". Isabel Carvalho.

A mesma afirma ainda que o tratamento é um verdadeiro desafio para os profissionais de saúde, exigindo conhecimento, concentração de casos e um tratamento o mais adequado e uniforme possível, pois a probabilidade de sucesso vai ser, inevitavelmente, mais baixa do que nas outras formas de tuberculose.

Tuberculose
A tuberculose é uma doença infeciosa, que se transmite, entre pessoas, maioritariamente por via inalatória, ou seja, pela inalação de gotículas expelidas pela pessoa doente quando tosse, fala ou espirra.

Isabel Carvalho defende que o essencial perante os casos de tuberculose multirresistente, é utilizar todas as técnicas laboratoriais disponíveis para detetar precocemente que existe uma multirresistência e não estar a perder tempo com um tratamento que pode ser totalmente ineficaz.

Número de casos em Portugal

A tuberculose continua a ser das doenças infeciosas mais relevantes no panorama mundial, assim como em Portugal.

Apesar de a maioria dos casos de tuberculose ocorrer na população nascida em Portugal, a proporção de casos em migrantes tem tido uma tendência crescente, representando 35,8% dos 1.584 casos notificados em 2023.

Contudo, grande parte dos imigrantes, ainda que infetados, tem muito baixa probabilidade de desenvolver tuberculose, sendo estritamente necessário que saibam como aceder aos cuidados de saúde em tuberculose e que, mesmo que estejam em situação irregular, podem e devem fazê-lo e estão isentos de qualquer custo.