Novo peixe descoberto no Mar Vermelho tem uma expressão muito rabugenta

Uma nova espécie de peixe foi descoberta no Mar Vermelho durante uma expedição de mergulho para investigar a diversidade dos peixes dos recifes de coral. Com a sua coloração vermelha brilhante, grandes caninos e expressão ameaçadora, condiz certamente com o seu nome comum, o 'goby anão rabugento'.

goby anão rabugento
Fotografia do goby anão rabugento, Sueviota aethon. Crédito: Viktor Nunes Peinemann

Investigadores da Universidade de Ciência e Tecnologia King Abdullah e da Universidade de Washington deram o nome a uma nova espécie de peixe com uma expressão permanentemente zangada. O trabalho, publicado na revista Zookeys - uma revista de acesso livre - revela o nome da nova espécie, o goby anão rabugento (Sueviota aethon).

Nova espécie

O goby anão rabugento, com menos de 2 cm de tamanho, tem uma expressão bastante feroz com grandes caninos e uma coloração brilhante. Lucía Pombo-Ayora, que escolheu o seu nome comum rabugento, disse: “Imagino que, no seu pequeno mundo, seja um predador temível. A sua expressão rabugenta e os seus grandes caninos fazem-no parecer um predador, apesar do seu pequeno tamanho”.

A sua coloração vermelha viva ajuda-o a confundir-se com o ambiente, pois encontra-se nas paredes e saliências dos recifes de coral, a profundidades de 10 a 53 metros, cobertas de algas coralinas vermelhas. Neste ambiente, vive em pequenos buracos e fendas e caça pequenos invertebrados com os seus grandes caninos. O gobi anão rabugento parece ser uma espécie relativamente rara de peixe, o que pode ser a razão pela qual não foi descoberto até agora.

Ct scan
Uma tomografia computorizada do crânio do goby anão rabugento, Sueviota aethon. Crédito: Viktor Nunes Peinemann

A equipa de investigação encontrou os primeiros exemplares deste peixe nos bancos de Farasan, na Arábia Saudita, tendo depois descoberto outros perto de Thuwal, no Mar Vermelho. O investigador Viktor Nunes Peinemann encontrou-os pela primeira vez durante uma expedição de mergulho para explorar a diversidade dos peixes dos recifes de coral. Inicialmente, os investigadores pensaram ter redescoberto uma espécie chamada Sueviota pyrios, que só era conhecida de um único exemplar encontrado em 1972. No entanto, quando examinaram o novo exemplar mais de perto, aperceberam-se de que se tratava de uma espécie recém-descoberta.

Alterações climáticas causam problemas no Mar Vermelho

“A descoberta contínua de novas espécies distintas, como este goby anão rabugento, mostra a quantidade de biodiversidade que continua por descobrir no Mar Vermelho”, explicou Viktor Nunes Peinemann. “Este facto é preocupante, dadas as recentes alterações ambientais na região. Em alguns casos, as espécies podem extinguir-se antes mesmo de as descrevermos”.

A região é conhecida pelos seus elevados níveis de espécies endémicas - um animal que é nativo ou restrito a uma determinada área - e o goby anão rabugento foi adicionado à lista. Nos últimos anos, o Mar Vermelho tem sido objeto de grandes perturbações causadas pelas alterações climáticas, incluindo o branqueamento de corais e a moralidade. Devido à descoberta de novas espécies, os investigadores acreditam que é necessário prosseguir urgentemente a investigação e a conservação na zona.

Viktor Nunes Peinemann, Lucía Pombo-Ayora, Tornabene, L. and Berumen, M.L. (2024). The Grumpy dwarfgoby, a new species of Sueviota (Teleostei, Gobiidae) from the Red Sea. ZooKeys, 1212, pp.17–28. DOI: https://doi.org/10.3897/zookeys.1212.121135.