Novas rãs soam como Star Trek: investigadores descobrem 7 novas espécies em Madagáscar

Nas florestas tropicais de Madagáscar, os investigadores descobriram sete novas espécies de rãs que fazem sons que lembram o Star Trek. E sim, deram-lhes o nome dos capitães mais lendários da série.

rã, madagáscar
Novas espécies de rãs (imagem simbólica) foram descobertas em Madagáscar.

Se pensa que todas as rãs têm o mesmo som, está enganado! Uma equipa internacional de investigadores descobriu sete novas espécies de rãs arbóreas nas florestas tropicais de Madagáscar que fazem ruídos invulgares.

Os seus sons de assobio parecem mais efeitos sonoros futuristas de uma série de ficção científica, o que fez com que os cientistas se lembrassem imediatamente do Star Trek. O seu entusiasmo foi tão longe que deram aos novos sapos o nome dos capitães mais famosos da série, incluindo Kirk, Picard e Janeway.

Esta descoberta não é apenas excitante porque as rãs têm um som muito invulgar. Vivem em zonas de difícil acesso de Madagáscar e são verdadeiros mestres da camuflagem. Foi apenas através dos seus chamamentos característicos que os investigadores conseguiram distingui-las umas das outras. Algumas espécies vivem mesmo em locais que só podem ser alcançados através de expedições extenuantes. Uma aventura que se enquadra perfeitamente na mentalidade exploradora do Star Trek!

Assobiar em vez de coaxar

Normalmente, pensamos nas rãs como sons de coaxar, mas estas novas descobertas têm a sua própria forma de comunicar. Os sons das rãs são assobios de alta frequência que lembram mais o canto dos pássaros. Estes sons ajudam-nas a comunicar no seu habitat ruidoso, uma vez que vivem perto de riachos de montanha. O tom agudo dos seus chamamentos destaca-se dos sons da água corrente, garantindo que ainda podem ser ouvidos.

Os investigadores descobriram que os sons não são apenas utilizados para comunicar com outras rãs, mas também para atrair potenciais parceiros. O que é especial é o facto de cada espécie de rã ter o seu próprio som característico, o que facilitou a sua identificação pelos investigadores. Graças a estas diferenças acústicas, evitou-se a confusão com outras espécies, o que permitiu uma catalogação precisa.

Uma descoberta elaborada

A procura destas fascinantes rãs não foi nada fácil. Enquanto algumas espécies vivem em zonas acessíveis aos turistas, outras encontram-se em regiões remotas e de difícil acesso. Os investigadores tiveram de efetuar expedições complexas para encontrar estes animais únicos - uma viagem de descoberta que está verdadeiramente no espírito do Star Trek. Mas não são apenas os sons destas rãs que são especiais, mas também o seu habitat.

As rãs vivem a diferentes altitudes e em microhabitats específicos, o que as torna vulneráveis às alterações causadas pelas alterações climáticas. Por isso, é ainda mais importante proteger os seus habitats.

Paraíso para as rãs

Madagáscar é conhecida pela sua excecional biodiversidade. A ilha, que tem aproximadamente o tamanho de França, alberga cerca de 9% de todas as espécies de rãs do mundo. E o potencial para novas descobertas é enorme.

Os investigadores acreditam que centenas de espécies não descritas ainda estão à espera de serem descobertas nas florestas tropicais da ilha. Nos últimos dez anos, os cientistas já descreveram cerca de 100 novas espécies de rãs em Madagáscar. Estas descobertas mostram o pouco que sabemos sobre a biodiversidade da ilha. Mas o conhecimento por si só não é suficiente - proteger estas espécies únicas é igualmente importante.

Mais proteção para as florestas tropicais de Madagáscar

Os investigadores esperam que as suas descobertas ajudem a aumentar a sensibilização para a proteção das florestas tropicais de Madagáscar. Embora as rãs recém-descobertas vivam na mesma ilha, os seus diferentes habitats significam que estão em grande risco devido às alterações climáticas. Sem medidas de proteção adequadas, estas espécies fascinantes poderão desaparecer em breve. No entanto, os cientistas estão otimistas e querem continuar as suas explorações.

Porque quem sabe que descobertas incríveis ainda estão à sua espera? Talvez haja por aí mais sapos que soam como se fossem de outro mundo.