Não perca o primeiro vídeo do espaço em 4K
Se nunca viu um vídeo da Terra a partir do espaço em 4K, hoje será o primeiro dia! Uma empresa britânica quer que todos nós tenhamos acesso a estas fotografias de alta resolução.
A empresa britânica Sen atingiu o seu propósito: gravar a Terra a partir do espaço em 4K, e além disso, em direto. A ideia é atrativa mas, além disso, implica uma autêntica revolução, porque pretende democratizar o acesso às imagens de satélite com uma definição sem precedentes. Inicialmente, a Sen pretende que qualquer pessoa possa aceder a partir do seu smartphone às fotografias de alta resolução. O seu fundador e diretor executivo, Charles Black, tem trabalhado desde 2014 neste projeto, declarado como “benéfico para a humanidade”. Ter esta informação em direto seria de enorme valor para o seguimento de fenómenos meteorológicos extremos, tais como os furacões, ou outras catástrofes ‘mais terrestres’, como os incêndios.
A plataforma conta com seis câmaras de vídeo e um computador para poder recolher as fotografias e processá-las. Neste excerto vê-se parte das primeiras seis sequências (aqui pode vê-las em 4K) filmadas em tempo real com câmaras 4K, que também são robóticas para poder mudar de plano quando for conveniente e que filmam com lentes grande angular. “Esta missão valida a nossa tecnologia central, que será implementada no futuro nos nossos satélites à medida que a Sen for desenvolvendo o seu negócio de transmissão de vídeos a partir do espaço”, declara Black. A longo prazo pretendem incluir esta tecnologia em futuras expedições à Lua ou Marte, para tornar o espaço “universalmente acessível”. Vamos ter de esperar.