Matcha: os 5 benefícios do chá que conquista os paladares do mundo
Este chá verde de alta qualidade, obtido a partir de folhas moídas em pó, é tradicional nas cerimónias japonesas e está a ganhar popularidade em todo o mundo pelos seus benefícios para a saúde e pelo seu sabor característico.
Devido à sua cor verde brilhante e aos seus múltiplos benefícios para a saúde, o chá matcha está a ganhar terreno no mundo da alimentação saudável, não só como infusão, mas também como novo ingrediente em receitas doces e salgadas.
Ao contrário de outros chás, no matcha é consumido todo o pó da folha moída, o que lhe permite tirar o máximo partido de todas as suas propriedades. O seu sabor é ligeiramente amargo e terroso, com um toque doce, semelhante ao de alguns cogumelos e algas.
Alguns estudos indicam que o matcha contém até 137 vezes mais antioxidantes do que o chá verde tradicional, o que ajuda a combater o envelhecimento celular, a regular o colesterol e a melhorar a saúde cardiovascular.
Mas os seus benefícios são muito mais numerosos:
- Relaxamento e concentração: A L-teanina tem sido associada ao relaxamento e à redução do stress. Ajuda também a atenuar o efeito excitatório produzido pela cafeína e a evitar o típico “crash” posterior.
- Boa digestão: devido ao seu teor em fibras, ajuda a regular a digestão e os movimentos intestinais.
- Controlo do peso: os polifenóis do matcha podem acelerar o metabolismo e favorecer a queima de calorias.
- Saúde do coração: o consumo regular ajuda a reduzir a tensão arterial e os níveis de colesterol.
- Antioxidantes: com uma elevada concentração de catequinas, ajuda a combater os radicais livres e a proteger contra os danos celulares.
O seu elevado teor de catequinas (antioxidantes) ajuda a melhorar o humor e a concentração. Para além disso, a L-teanina, um aminoácido associado ao relaxamento, modera o efeito da cafeína, gerando uma energia duradoura e um aumento da concentração sem os nervosismo típicos do café. O Matcha provém das folhas da Camellia sinensis, que é cultivada no Japão e noutras regiões da Ásia sob métodos rigorosos que maximizam o seu sabor e propriedades.
Cultivo do Matcha: os benefícios da sombra e do tempo
O processo de produção começa nas plantações de chá onde as Camellias Sinensis permanecem à sombra durante três semanas antes da colheita. Isto atrasa o seu desenvolvimento, para aumentar a produção de clorofila, a cor verde intensa e o teor de antioxidantes nas folhas.
Existem dois tipos principais de matcha: cerimonial e culinário. O matcha cerimonial é de melhor qualidade e mais caro. É ideal para beber sozinho e em cerimónias de chá. O matcha culinário, que é mais barato e tem um sabor mais forte, está mais facilmente disponível e é perfeito para receitas e para misturar com outros ingredientes.
O Matcha é tradicionalmente consumido como chá, misturado com água quente e servido numa chávena. No entanto, a sua utilização diversificou-se e, atualmente, também é integrado em bebidas como lattes e frappés. Além disso, foi incorporado em receitas de sobremesas, bolos, biscoitos, panquecas e até gelados. Também é utilizado em receitas salgadas, como na massa de algumas pastas, para lhes dar um sabor terroso e nutritivo.
O Japão e a China são os principais consumidores de matcha, uma vez que a bebida faz parte da sua cultura há séculos. No entanto, rapidamente se espalhou pela América e pela Europa. Embora seja difícil estimar o número de consumidores a nível mundial, prevê-se que o mercado do matcha continue a crescer nos próximos anos. Estima-se que o mercado global atinja um valor de 5,5 mil milhões de dólares em 2027, impulsionado principalmente pela crescente procura de produtos naturais e saudáveis.
Referências da notícia:
Matcha Tea Market Size, Share & Trends Analysis Report By Product (Powder, RTD Beverage, Instant Premixes), By Grade (Classic, Ceremonial, Culinary), By Region, And Segment Forecasts, 2019 – 2025. Grand View Research.