Larimar: conheça o mistério da "Rocha Azul"!
A larimar é uma pedra preciosa, única no mundo. O que será que a torna uma das mais misteriosas jóias existentes? Conheça a história e geologia que envolve este tesouro, também conhecido como "Rocha Azul"!
A larimar é uma pedra preciosa rara, e exclusiva do sudoeste da República Dominicana, um país na ilha de Hispaniola, parte do arquipélago das Grandes Antilhas na região das Caraíbas. Geologicamente, é uma variedade de pectolite, composta por um hidrato de silicato ácido de cálcio e sódio. Formou-se através da associação com rochas vulcânicas (andesitas e basaltos) do sul da ilha, originárias do Mioceno, época geológica (23 a 5 Milhões de anos atrás). Apesar de muitas pectolites terem sido encontradas noutras partes do globo, nenhuma apresenta a coloração da larimar. A cor azul, distinta de outras rochas, resulta da substituição do cobre pelo cálcio.
A história por detrás da descoberta desta pedra preciosa é muito peculiar. Em 1916, segundo dados históricos recolhidos pelas autoridades mineiras dominicanas, o padre Miguel Domingo Fuertes Loren, nessa época pároco de Barahona, foi o primeiro a descobrir a “Rocha Azul”. Mais tarde, no mesmo ano, solicitou uma licença ao Governo para explorar a mina, que acabou por lhe ser negada porque este tipo de pectolite não era conhecido no país.
Em 1974, numa praia na costa de Barahona, Miguel Méndez e Norman Rilling (voluntários do Corpo da Paz Americano) redescobriram a larimar. Os habitantes locais, que pensavam que a rocha vinha do mar, chamavam-lhe “Rocha Azul”. Contudo, o seu nome atual deve-se a Méndez, que, ao combinar o nome da sua filha, chamada Larissa, e a palavra mar, devido às cores da água do Mar das Caraíbas onde foi encontrada, formou a palavra “LariMar”. As poucas rochas que encontraram eram restos arrastados e depositados no mar pelo rio Bahoruco.
Após uma busca, a origem das rochas foi descoberta e esse lugar transformou-se no que viria a ser a mina de Los Chupaderos. Era o mesmo local que o padre encontrara em 1916. A mina localiza-se a cerca de 10 quilómetros da cidade de Barahona, no sudoeste da República Dominicana. Gerou toda uma economia local, dando trabalho a muitas pessoas na região. Além da mina, também existem várias joalharias locais. Daí são obtidos lindos brincos, anéis e pulseiras, etc. Também é um souvenir original e exclusivo deste país. A larimar foi declarada pedra nacional da República Dominicana em 2011 e constitui um símbolo de identidade e património cultural desta nação.