Já cheira a Natal: eis a canela, a especiaria do mês de dezembro!

O mês de dezembro, nomeadamente a época natalícia, traz consigo uma sinfonia de aromas que despertam o espírito festivo, e um deles é a canela. Fique a saber mais aqui sobre esta especiaria.

Canela
Além do seu uso culinário, a canela tem propriedades medicinais e é usada para tratar problemas digestivos, inflamações e até mesmo diabetes.

A canela evoca o calor do lar no inverno, recordações agradáveis e doces, as sobremesas caseiras feitas no forno, é o cheiro do Natal por excelência! A canela é considerada uma das especiarias mais antigas do mundo, com registos do seu consumo no Egito em 2000 a.C. e na China em 2700 a.C, para além de ser mencionada em várias passagens da Bíblia.

Contudo, foi no Sri Lanka, país do Sudeste asiático que possui grande tradição na produção de canela até hoje, com 90% de produção de toda a canela mundial, que a especiaria ganhou escalabilidade.

A Portugal, esta especiaria chegou em 1506, quando Lourenço de Almeida, filho de Francisco de Almeida, 1º vice-rei da Índia, encontrou a canela, quando chegou à ilha do Ceilão.

Na realidade, o europeu pôde descobrir que a canela era extraída não a partir de um fruto da árvore, mas a partir do tronco da caneleira. Assim, esta especiaria obtém-se a partir da casca interna de árvores do género Cinnamomum, da família Lauraceae, originárias do Sri Lanka.

Os benefícios da canela

A canela é uma especiaria aromática rica em flavonoides, como eugenol e hesperidina com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, ajudando na prevenção de doenças cardiovasculares, cancro e diabetes.

Benefícios da canela
Ajuda no controlo da diabetes;
Promove a perda de peso;
Ajuda a combater infeções;
É um excelente antioxidante;
Melhora o humor;
Previne o cancro.
Fonte: ATuaSaude.com

Por conter também excelentes quantidades de cinamaldeído, um composto que promove o aumento do metabolismo e melhora a concentração, a canela ajuda a melhorar a disposição física e mental, além de estimular a queima de gordura corporal, facilitando o emagrecimento.

De forma geral, o uso da canela em pequenas quantidades é considerado seguro, sendo recomendado até 6 gramas por dia por um período de até 6 semanas.

Contudo, esta especiaria pode trazer alguns danos colaterais.

Os efeitos secundários da canela foram reportados quando se ingere a espécie Cinnamomum cassia em muita quantidade, já que contém cumarinas, um composto orgânico que pode causar alergia e irritação na pele, hipoglicemia e dano hepático em pessoas que possuem doenças graves no fígado.

Deve também ser consumida com moderação por mulheres grávidas. Isto porque ainda não existe uma recomendação sobre a quantidade segura de canela durante a gravidez e porque acredita-se que a ingestão excessiva de canela pode estimular contrações do útero e causar o aborto.

O aroma da canela suscita o “espirito natalício”

A canela pode ser encontrada em qualquer supermercado na forma de pó, em pau ou casca, sendo muito utilizada para dar um sabor adocicado na preparação de doces e salgados, além de poder ser consumida no preparo de chás.

No entanto, pode também utilizar a canela como um aroma natalício para a sua casa.

Aroma natalício
Fica uma sugestão para um ambientador natural: 2 paus de canela; 1 laranja; 1 maçã; 1 raminho de alecrim; cravo-da-índia ou anis estrelado. Fonte: Perfumeslarome

Combine um pau de canela, laranja, maçã, cravo-da-índia, anis estrelado e alecrim para criar um aroma que o transportará diretamente para a época festiva. Guarde ainda as cascas de frutas no congelador para tê-las à mão quando quiser usá-las.

Basta colocar todos estes elementos aromáticos numa panela, adicionar algumas chávenas de água, deixar ferver e, em seguida, reduzir o fogo para deixar os aromas libertarem-se ao seu próprio ritmo. Adicione água quando necessário para prolongar esta experiência olfativa.