Investigadores desenvolveram um medicamento que pode regenerar dentes perdidos em humanos

Cientistas japoneses criaram um medicamento que pode revolucionar o mundo da odontologia, pois tem a capacidade de regenerar dentes perdidos. Já foi testado em animais e espera-se que em breve seja realizado em humanos.

dentes
Cientistas japoneses desenvolvem medicamento para regenerar dentes perdidos em animais, e espera-se que nos próximos anos possa ser utilizado em humanos.

Quando somos pequenos aprendemos que os dentes de leite só são substituídos uma vez pelos dentes permanentes e por isso devemos cuidá-los, pois não crescem de novo se forem perdidos. No entanto, por vários motivos, muitas pessoas perdem os dentes precocemente, sendo a cárie uma das principais causas e, nestes casos, a única opção é recorrer a implantes dentários caros para os substituir.

Infelizmente, este problema atinge hoje grande parte da população, e a perda dentária não influencia apenas na capacidade de se alimentar, mas também na autoestima das pessoas devido ao impacto estético. Hoje, queremos partilhar novas notícias que podem trazer esperança a quem sofre com este problema.

Um medicamento que pode trazer sorrisos de volta a muitas pessoas

Uma equipa de investigadores japoneses está a trabalhar para tornar realidade algo que parecia possível apenas nos nossos sonhos e, assim, revolucionar o mundo da odontologia. Desenvolveram um medicamento que pode permitir que as pessoas desenvolvam novos dentes pela terceira vez na vida.

O medicamento provou ser eficaz em experiências com animais, alcançando o crescimento de dentes de terceira geração após os dentes de leite e dentes permanentes adultos.

Este medicamento provou ser altamente eficaz em animais e espera-se que os testes sejam realizados em humanos até julho de 2024. Se alcançado, seria o início do primeiro medicamento de regeneração dentária do mundo e estima-se que o medicamento esteja totalmente desenvolvido e pronto para comercialização em 2030.

O doutor Katsu Takahashi, que atua como investigador principal e diretor do departamento de odontologia e cirurgia oral do Hospital Kitano em Osaka, manifestou interesse na possibilidade de realizar o sonho de qualquer dentista: fazer crescer novos dentes. Juntamente com a sua equipa, Takahashi acredita que podem conseguir isto, pois obtiveram resultados promissores ao utilizarem um medicamento em furões, o que lhes permitiu desenvolver um sétimo dente frontal adicional.

youtube video id=-rUIps3V_c8

Este marco demonstrou com sucesso a capacidade de induzir a geração de uma terceira dentição em animais de laboratório, mas devemos considerar que a regeneração dentária é um processo mais complexo em humanos, uma vez que algumas espécies de répteis e tubarões conseguem regenerar continuamente os seus dentes.

Mas se utilizado em humanos, este medicamento poderá proporcionar um grande alívio para pessoas que sofrem, por exemplo, de anodontia, doença congénita que causa um crescimento incompleto dos dentes e afeta aproximadamente 1% da população.

Como foi criado este medicamento?

Para desenvolver este medicamento, os investigadores concentraram-se na proteína USAG-1, que limita o crescimento dos dentes, e decidiram bloquear a sua ação para permitir o crescimento de mais dentes.

Para tal, desenvolveram um medicamento com anticorpos neutralizantes. Em 2021, também publicaram os resultados obtidos em ratos. Agora, o objetivo é preparar o medicamento para uso humano e tratar crianças entre 2 e 6 anos com anodontia, uma vez confirmada a sua segurança. Takahashi espera remover quaisquer obstáculos no caminho para o uso clínico futuro.