História desconhecida: sabe quem foi o primeiro astronauta a urinar na Lua?
Embora o tema das necessidades humanas básicas seja por vezes tratado como tabu, a realidade é que nenhuma pessoa é capaz de escolher quando e onde terá a vontade de ir à casa de banho. Não importa se se está na Terra ou na Lua.
Xixi e cocó. Duas palavras muito simples que são ensinadas às crianças para nos informarem de que querem ir à casa de banho. Mas à medida que vão crescendo, estes bissílabos começam a ser embaraçosos de pronunciar e são repetidos cada vez mais baixo ou aos ouvidos dos nossos pais. Estas necessidades básicas são tão desagradáveis para a sociedade que os protagonistas de um filme raramente são mostrados a aliviá-los.
Mas quando a natureza chama, ela chama. E em voos espaciais aprenderam muito rapidamente que tinham de ser mais atenciosos em relação às necessidades íntimas. No fundo, os astronautas são tão humanos como qualquer outra pessoa na Terra, e não têm o superpoder de "aguentar" até chegarem a casa.
A façanha molhada que mudaria a História
Alan Shepard tornou-se o primeiro americano a ser lançado no Espaço, mas essa não é a única razão pela qual ele é recordado. Este astronauta pôs em perigo a missão e a sua vida ao fazer xixi em si próprio...dentro do seu fato. É que Shepard foi um pioneiro. A sua cápsula, que tinha pouca semelhança com a nave espacial que hoje viaja para o Espaço, foi lançada poucos dias após a viagem de Yuri Gagarin em 1961, dando assim início à corrida espacial entre a URSS e os EUA.
Enquanto o russo passou apenas uma hora e quarenta e oito minutos na cápsula, o americano teve algumas complicações no lançamento e passou umas eternas seis horas dentro do fato e da nave. A certa altura, já não conseguia suportar a vontade de urinar e, após receber autorização do controlo da missão, esvaziou a sua bexiga dentro do fato espacial.
Após este "acidente", as agências espaciais começaram a considerar a possibilidade de instalar medidas de contenção ou eliminação de urina e fezes. Na missão seguinte, o fato espacial seria equipado com uma válvula através da qual a urina poderia escapar em vez de se acumular no interior do fato, como no caso da Shepard.
Urinar na Lua
Graças à experiência adquirida com o percalço de Shepard, a tripulação da Apollo - a missão que foi para o espaço 8 anos mais tarde - não teve de sofrer uma viagem a flutuar nos seus fluidos corporais. E ainda bem, porque não teria sido muito confortável viver com as excreções durante os 8 dias da aventura.
Para urinar, os astronautas desta missão, que eram todos homens, usavam um objeto semelhante a um preservativo numa extremidade e que estava ligado na outra extremidade a um saco por uma pequena mangueira. Neil Armstrong foi o primeiro homem a pôr os pés na Lua, mas o primeiro a testar este novo dispositivo na superfície lunar foi Buzz Aldrin, o astronauta que pôs os pés no nosso satélite alguns minutos mais tarde.
Anos mais tarde, o astronauta escreveu no seu livro: "Neil Armstrong foi o primeiro a pôr os pés na Lua, mas eu fui o primeiro a urinar na Lua". Apesar disto, nem tudo correu como planeado. Aldrin também confessou que quando desceu da nave, a mangueira do saco ficou presa e escorregou para fora do lugar. Por isso, quando urinou no solo lunar, acabou por sentir o líquido quente a escorrer-lhe pela perna.