Graças a um novo método de mapeamento, é agora possível obter mapas mais precisos da superfície da Lua

Dois investigadores da Universidade de Brown uniram-se para melhorar uma técnica de mapeamento da superfície da Lua, que pode trazer à luz os seus “cantos mais escuros”.

As partes da Lua mais difíceis de “ver” podem revelar mais graças a métodos avançados de mapeamento.

Investigadores da Universidade de Brown poderão ter transformado a forma como os cientistas cartografam a superfície da Lua, tornando o processo mais simples, mais pormenorizado e mais preciso do que no passado.

Eles publicaram os seus melhoramentos a uma técnica de cartografia no Planetary Science Journal. Na publicação, os co-autores Dr. Benjamin Boatwright e Prof. James Head partilharam que a sua abordagem pode ser utilizada para criar modelos detalhados do terreno lunar, com base na técnica de mapeamento existente conhecida como “shape-from-shading”.

A sua técnica pode ajudar a revelar os pormenores de crateras, cumes, declives e perigos da superfície. Funciona através da análise da forma como a luz “atinge” diferentes partes da superfície da Lua. Isto permite aos investigadores estimar a forma 3D a partir de compostos de imagens 2D.

Mapas melhorados da Lua

Estes mapas, calibrados a partir de diferentes perspectivas, podem oferecer maior precisão e ajudar as equipas das missões lunares a identificar locais seguros para aterrar, bem como pontos de interesse científico, ajudando, em última análise, as missões lunares a tornarem-se mais eficientes, seguras e bem sucedidas.

“Ajuda-nos a ter uma ideia melhor do que existe realmente”, disse Boatwright, investigador de pós-doutoramento no Departamento de Ciências da Terra, do Ambiente e Planetárias de Brown e principal autor do novo artigo.

A dupla utilizou dados de instrumentos a bordo do Lunar Reconnaissance Orbiter da NASA, que tem estado a orbitar a Lua desde 2009, e usou algoritmos de código aberto para criar a ferramenta. Esta é uma abordagem mais justa da ciência, sugeriu Boatwright, explicando em seguida: “Precisamos de compreender a topografia da superfície da Lua onde não há tanta luz, como as áreas sombreadas do pólo sul lunar, que são o alvo das missões Artemis da NASA”.

Iluminando a escuridão da Lua

Nas zonas mais escuras da Lua, como o pólo sul sombrio da Lua, que as missões Artemis da NASA estão a explorar, é ainda mais importante descobrir a topografia da superfície lunar.

“Isso permitirá ao software de aterragem autónoma navegar e evitar perigos, como grandes rochas e pedregulhos, que podem pôr em perigo uma missão. Por essa razão, são necessários modelos que mapeiem a topografia da superfície com a maior resolução possível, porque quanto mais pormenores tivermos, melhor", disse Boatwright.

As melhorias introduzidas pela equipa da Universidade de Brown na sua técnica evitam os aspetos de trabalho intensivo do desenvolvimento de mapas de precisão, que também estão frequentemente limitados a uma iluminação complicada e a imprecisões no terreno ou nas sombras.

“Estes novos produtos cartográficos são significativamente melhores do que os que tínhamos no planeamento da exploração durante as missões Apollo e irão melhorar muito o planeamento da missão e o retorno científico do Artemis e das missões robóticas”, afirmou o Prof. Head.

A equipa refinou a precisão da sua abordagem através de algoritmos e filtros para reduzir potenciais erros, por exemplo, verificando se as imagens alinhadas ou calibradas coincidem e removendo as que não coincidem. Isto também leva a uma maior eficiência na cobertura de uma maior área da superfície da Lua.

Shape-from-shading Refinement of LOLA and LROC NAC Digital Elevation Models: Applications to Upcoming Human and Robotic Exploration of the Moon. The Planetary Science Journal. DOI:10.3847/PSJ/ad41b4.