Gigante duna estelar em movimento: cientistas desvendam mistério
De acordo com os cientistas existem estruturas impressionantes e misteriosas que se erguem nos desertos da Terra e que também se encontram em Marte e na maior lua de Saturno. Fique a saber mais aqui!
Segundo um estudo publicado na revista Scientific Reports, cientistas da Universidade de Aberystwyth, no País de Gales e da Universidade de Londres, identificaram agora a idade de uma duna estelar numa zona remota de Marrocos e descobriram pormenores sobre a sua formação e a forma como esta se move no deserto.
A equipa de investigadores deslocou-se ao sudeste de Marrocos para estudar uma duna de 100 metros de altura e 700 metros de largura no mar de areia de Erg Chebbi, conhecida como Lala Lallia, que significa "ponto sagrado mais alto" na língua berbere.
Geoff Duller, Departamento de Geografia e Ciências da Terra de Aberystwyth.
Descobriram que a base da duna tinha 13.000 anos, mas ficaram surpreendidos com o facto de a parte superior da estrutura só se ter formado há cerca de 1.000 anos.
De acordo com Duller, a base continuou a construir-se até há cerca de 9000 anos. É possível ver vestígios de raízes de plantas antigas, o que sugere que a duna foi estabilizada pela vegetação. Parece ter-se mantido assim durante cerca de 8000 anos até o clima começar a mudar novamente e esta duna estrela começar a formar-se.
Os cientistas afirmam que a duna se formou porque o vento sopra em duas direções opostas, do sudoeste e do nordeste, levando à acumulação de areia. Um terceiro vento constante, que sopra de leste, está a deslocar a duna lentamente para oeste, a um ritmo de cerca de 50 cm por ano.
Geoff Duller
Idade dunar, como saber?
Em Aberystwyth foram desenvolvidas técnicas de datação por luminescência, para os cientistas descobrirem quando foi a última vez que os minerais da areia foram expostos à luz solar, com o objetivo de determinar a sua idade.
Os investigadores afirmam que não estão a ver quando é que a areia se formou, pois isso aconteceu há milhões de anos, mas sim quando é que foi depositada. Os grãos de quartzo têm uma propriedade semelhante a uma mini bateria recarregável.
Geoff Duller
Eles necessitam de recolher os grãos de areia sem os expor à luz, o que se torna num grande desafio. Para tal, abriram buracos nas dunas e martelaram um velho pedaço de cano de esgoto para recolher as amostras.
Esta mesma técnica de luminescência foi utilizada para datar os vestígios do que se pensa ser a estrutura de madeira mais antiga do mundo, uma disposição de troncos na margem de um rio que faz fronteira com a Zâmbia e a Tanzânia e que é anterior ao aparecimento dos seres humanos modernos.