Geadas: sabe como se forma este fenómeno e quais os seus diferentes tipos? Venha descobrir!
Nesta altura em que o frio se instala em Portugal, é comum vermos locais cobertos por uma camada branca ao amanhecer. Sabe o que é este fenómeno e porque é que acontece?
A geada caracteriza-se por uma camada de gelo que se forma ou se deposita sobre a superfície exposta de plantas e objetos, podendo ser ainda descrita como congelamento dos sistemas internos dos vegetais em função do frio extremo, sem que haja necessariamente acumulação de gelo.
Quando as temperaturas descem abaixo de zero e a temperatura atinge o ponto de orvalho ou de geada, o gelo no solo é designado por geada ou orvalho congelado.
Segundo a NOAA, a “geada” pode formar-se de duas formas: por deposição ou por congelação. A geada de deposição é também conhecida como geada branca ou geada de enxofre.
Ocorre quando o ponto de orvalho (atualmente designado por ponto de congelação) é inferior a zero. Quando esta geada se forma, o vapor de água passa diretamente para o estado sólido.
A geada de deposição cobre a vegetação, os carros, etc. com padrões de cristais de gelo (padrão de ramificação em forma de árvore). Se a geada de deposição for suficientemente espessa, assemelha-se a uma queda de neve ligeira.
A geada que se forma devido ao congelamento da água líquida é mais conhecida como orvalho congelado. Inicialmente, tanto o ponto de orvalho como a temperatura estão acima de zero quando o orvalho se forma. O arrefecimento radiativo de onda longa baixa gradualmente a temperatura para um valor igual ou inferior a zero durante a noite.
Classificação da geada de acordo com o processo de formação
A geada advectiva é formada devido à ocorrência de ventos muito frios que causam a queda abrupta das temperaturas. Esses ventos são produzidos por frentes frias, que marcam a chegada de uma massa de ar polar na região, como o que está a acontecer na nossa geografia, neste momento.
A geada radiativa ou de irradiação é formada durante as noites frias, secas e de céu limpo, sem a presença de nuvens e na ausência de vento. Nestas ocasiões, as superfícies e o ar perdem calor, o que pode resultar na ocorrência de geada.
A geada mista e a geada de evaporação - a primeira forma-se com a ocorrência de processos característicos, tanto da geada advectiva como da geada radiativa. A segunda forma-se devido à evaporação da humidade do solo numa massa de ar relativamente seca.
Já pensou porque é que há maior formação de geada em vegetação e nos carros?
Duas superfícies que são boas na recolha de orvalho ou geada são a vegetação e o metal. A vegetação tem humidade a evapotranspirar da sua superfície. Isto faz com que o ponto de orvalho seja mais elevado sobre as superfícies com vegetação e, por conseguinte, o orvalho ou o gelo formar-se-ão primeiro sobre elas.
O metal é muito eficiente na emissão de radiação. Uma vez que um automóvel está bem exposto ao arrefecimento do ar e o metal irradia efetivamente energia, as superfícies metálicas são um local privilegiado para a formação de orvalho ou geada.