Foi revelado que os raios são extremamente benéficos para a atmosfera!

Os raios, além de belos e assustadores, desempenham um papel extremamente importante na limpeza da atmosfera, de acordo com estudo! É também revelado que esta capacidade de limpeza dos raios é muito maior do que se imaginava.

raios
De acordo com estudo publicado na Science, os raios desempenham um papel muito importante nas alterações climáticas.

Os raios são fenómenos naturais muito belos e ao mesmo tempo assustadores, e que sempre acompanham as grandes nuvens de tempestade, as Cumulonimbus (Cbs). A maioria das pessoas quando pensa em raios lembra-se dos seus potenciais perigos para a vida e também dos estragos que estes podem causar. Mas sabia que os raios proporcionam um grande benefício para a nossa atmosfera?

Os raios aumentam a capacidade da atmosfera de se purificar.

Este impacto benéfico dos raios ainda era ligeiramente desconhecido e incerto, até um estudo, publicado no ano passado na revista científica Science, constatar que os raios podem desempenhar um papel mais importante no controlo das alterações climáticas globais do que se sabia anteriormente! Isto porque os raios ajudam a limpar a atmosfera!

O estudo, que contou com a contribuição de nove cientistas atmosféricos de várias universidades e agências meteorológicas diferentes, foi baseado num voo de pesquisa conduzido por um avião de caça-tempestades DC-8 da NASA, em 2012. O avião foi utilizado para examinar a parte superior de nuvens do tipo Cbs, conhecida como ‘bigorna’.

Ao analisar os dados recolhidos pelo avião, os investigadores inicialmente pensaram que havia um problema com o equipamento do avião, pois os dados indicavam uma quantidade muito grande de radicais hidroxila (OH), cerca de 1000 vezes maior que o valor esperado.

Avião de pesquisa DC-8 a decolar do Armstrong Flight Research Center da NASA em Palmdale, Califórnia, Estados Unidos. Fonte: NASA

Entretanto, os investigadores repararam que os picos nos valores desses radicais ocorriam esporadicamente. Ao comparar estes picos com os dados de mapeamento de raios, feito através do rastreio da estática gerada pelos raios e relâmpagos, os investigadores observaram que os picos de concentração de radicais hidroxila ocorriam no mesmo local e ao mesmo tempo que os raios. Posteriormente, ao gerarem faíscas em laboratório, foi confirmado que os radicais estavam a ser produzidos pelos raios e relâmpagos!

A capacidade de limpeza natural da atmosfera

Os radicais hidroxila são denominados como “removedores químicos” da atmosfera devido à sua natureza reativa com outras moléculas presentes no ar, sendo os oxidantes mais importantes da atmosfera. O processo de oxidação destes radicais ajuda a reduzir a quantidade de gases considerados tóxicos na atmosfera, tais como o monóxido de carbono e o metano. Estes dois gases são considerados grandes vilões do clima, ao contribuírem para o aquecimento global e para a destruição da camada de ozono.

De acordo com o estudo, entre 2% e 16% da capacidade oxidante da atmosfera da Terra, ou da capacidade de limpeza que acontece naturalmente, é gerada pelos raios! É uma capacidade muito superior ao que se imaginava anteriormente, quando os cientistas já especulavam sobre este benefício, mas ainda não tinham a confirmação.

Portanto, da próxima vez que estiver perante uma tempestade com raios, lembre-se que, apesar de assustadores, os raios estão a fazer um grande favor ao limparem a nossa atmosfera, ajudando a salvar o nosso planeta dos efeitos do aquecimento global!