Existe uma maneira de acalmar os soluços rapidamente? Isto é o que a ciência diz
Em algum momento de nossas vidas, todos nós fomos atormentados por um ataque repentino de soluços e sempre houve alguém que nos sugeria como livrarmo-nos dele. Mas qual é a melhor maneira de acabar com isso?
Não há nada mais divertido do que uma crise de soluços... se acontecer com outra pessoa, é claro. Para quem sofre com isso, é uma situação incómoda e, porque não, um tanto constrangedora. E essa condição, que é algo totalmente natural, quase sempre chega no momento mais inoportuno.
Os soluços são um ato reflexo, completamente involuntário. A medicina descreve-os como “o início súbito de uma contração errática dos músculos diafragmáticos e intercostais, imediatamente seguida pelo fechamento da laringe”.
O diafragma é um músculo em forma de cúpula encontrado na parte inferior do tórax e quase sempre funciona perfeitamente. Ele desce quando inspiramos para ajudar a encher os pulmões de ar e relaxa quando expiramos, permitindo que o ar escape pelo nariz e pela boca.
Mas às vezes esse músculo fica irritado e desce de forma brusca, fazendo com que o ar entre repentinamente. Quando o ar passa pela garganta atinge repentinamente a laringe, as cordas vocais fecham-se repentinamente e aquele som característico é produzido: HIP! (soluço).
Quase todos os soluços duram apenas alguns minutos, embora em alguns casos possam durar dias ou até semanas. No entanto, isto é muito raro e geralmente é um sintoma de outro problema médico.
O que causa soluços?
Os soluços podem começar e terminar sem causa aparente. Mas muitas vezes ocorre quando algo irrita o diafragma, como:
- Comer muito rápido
- Comer muito
- Engolir ar ao mascar chiclete
- Beber álcool
- Tomar bebidas com gás
- Doenças que irritam os nervos que controlam o diafragma
- Sentir-se nervoso, emocionado ou stressado
- Inchaço no estômago
- Alguns medicamentos
- Cirurgia abdominal
- Transtornos metabólicos
- Transtornos do sistema nervoso central
Como se livrar dos soluços
A grande maioria das crises de soluços desaparece sem qualquer tipo de intervenção ou consequências. Mas devido ao desconforto, é normal que existam vários remédios caseiros para acalmá-los.
A verdade é que existem poucas curas médicas específicas para o soluço, mas os especialistas sabem que a forma ideal de interrompê-lo envolve intervenção no diafragma, nervo vago e/ou nervo frénico. E há algumas coisas que podemos fazer para isso:
Respirar profundamente
Existem várias versões desta técnica para parar os soluços:
- Respirar profundamente enquanto inclina a cabeça para trás
- Inspirar profundamente, engolir o ar, e segurá-lo o máximo que puder.
- Prender a respiração e engolir quando sentir que um soluço está a chegar.
Por mais ridículo que pareça, estes métodos têm base científica. "Qualquer coisa com inspiração, expiração intensa e retenção de respiração significa atividade muscular do diafragma... significa atividade do nervo frénico", explica o Dr. Ali Seifi , diretor da Neuro-ICU e professor do Departamento de Neurocirurgia do Centro de Ciências da Saúde da Universidade do Texas, em San Antonio.
Ao ativá-los, podemos “enganar o nervo frénico e desviar o diafragma dos espasmos intencionais chamados soluços, para que ele se esqueça dos espasmos”.
Quanto mais engolirmos, quanto mais tempo prendermos a respiração, ou quanto mais forte for o estímulo, melhor funcionará.
Beber água
Também há variantes:
- Beber água enquanto está sentado e inclinado
- Beber água do lado errado do copo
- Beber água enquanto tampa os ouvidos
- Beber água enquanto gira o copo
- Beber 10 pequenos goles de água sem parar
Engolir também ativa o nervo vago, que está ligado aos soluços. “O bónus disso é adicionar algumas tarefas difíceis, como ficar apoiado numa perna só, beber de cabeça para baixo ou girar o copo para distrair o cérebro e ajudar a acalmar os soluços", afirmou o Dr. Seifi. Por outro lado, cobrir os ouvidos ajuda a aumentar a sucção e promove o controlo do diafragma.
Uma distração
Existem várias maneiras:
- Assustar-se
- Pensar em vacas
- Nomear sete homens carecas que conheçamos
- Ter alguém a exigir que solucemos
“Ter medo é outro gatilho do nervo vago e, embora vacas e homens carecas não tenham nada a ver com soluços, eles fazem com que nos concentremos noutra coisa”, disse Seifi.
Esta combinação de foco e distração pode ajudar a “reiniciar o cérebro para parar os soluços”. “Não sabemos exatamente como, mas pode funcionar”, disse Seifi.
Uma colherada
Estes métodos funcionam (supostamente) por diferentes razões, onde a colher tem pouco a ver com isso:
- Ingerir uma colher de açúcar;
- Ingerir uma colher de manteiga de amendoim;
- Chupar uma rodela de limão;
Frutas cítricas e alimentos ácidos também ativam o nervo vago, o que ajuda a controlar os soluços, disse Seifi.
Embora o açúcar e a manteiga de amendoim não sejam facilmente absorvidos, eles requerem sucção para enviá-los gradualmente pela garganta. Esta forte sucção ativa os músculos da deglutição e nosso bom amigo, o nervo vago.
Embora estes métodos tenham explicação científica, nem sempre os resultados esperados são obtidos. Porém, num momento de soluços, todos recorremos a um deles. Qual é o seu favorito?
Referência da notícia:
CNN Health. "You sent us your hiccup cures. Experts put them to the test". 2022.