Está a planear uma sebe para o seu jardim? Saiba quais são os arbustos de crescimento rápido

Pretende criar uma sebe ou um biombo natural no seu jardim de forma rápida e prática, sem muito tempo a perder, o melhor é escolher uma espécie de crescimento rápido. Veja aqui alguns exemplos!

Sebes
Os arbustos de folha persistente proporcionam uma barreira visual natural, em pouco tempo quase não precisam de cuidados.

Delimitar um espaço do jardim é importante e existem diferentes formas de o fazer, sendo que uma delas consiste em plantar alguns arbustos para formar uma sebe perimetral que feche e proteja o seu jardim.

Consoante os seus gostos, vai precisar de um ou outro tipo de sebe, mais altas ou mais baixas, permitindo protegê-lo dos olhares indiscretos do exterior.

Porém, é aconselhável escolher espécies autóctones, pois são mais resistentes e suportam melhor as adversidades climáticas que podem ocorrer em cada região.

Para uma sebe alta que se forme num curto espaço de tempo vai precisar de espécies de crescimento rápido que cresçam 1 a 1,5 metros por ano, caso contrário não faz sentido escolher a mesma espécie, pois terá de a podar muito frequentemente para limitar o seu crescimento.

Buxo (Buxus sempervirens)

O buxo é uma excelente opção caso queira preservar a sua privacidade durante todo o ano. Para além disso é uma planta de folha persistente, não perde as folhas no outono.

O loureiro-real (Prunus laurocerassus)

Se tem pressa em ver a sua sebe já alta e frondosa, é bom escolher um loureiro-real. Este arbusto apresenta um tamanho considerável e cresce muito rapidamente.

Loureiro real
O loureiro também permite criar sebes muito densas ou formas geométricas e artísticas, através da sua poda regular.

É resistente, perfeito para as zonas de clima mediterrânico e resistente às geadas até -15 ºC.

Apresenta umas folhas verdes muito brilhantes e não exige muito trabalho, adaptando-se também a qualquer tipo de solo, embora deva ter uma boa drenagem, pois não gosta de encharcamento nem de excesso de rega.

Cipreste de Leyland (Cupressocyparis leylandii)

Dentro do grupo dos arbustos de crescimento rápido, o cipreste de Leyland é um dos mais utilizados no nosso país uma vez que se adapta maravilhosamente a todo o tipo de climas.

O seu crescimento é muito rápido e forma barreiras vegetais muito densas, pelo que é muito utilizado em sebes para delimitar as diferentes zonas de um jardim.

Ligustro comum (Ligustrum vulgare)

O ligustro pode atingir uma altura de três metros e meio. Na primavera e no verão, está cheio de flores brancas e perfumadas.

Arbustos que preferem a sombra

Se o seu pátio ou jardim não recebe muito sol, os arbustos de sombra podem ser a melhor solução para desfrutar de um espaço cheio de vegetação sem ter de se preocupar com o seu bem-estar.

Existem algumas variedades que se desenvolvem bem em condições de sombra e semi-sombra tal como o seu crescimento é rápido e não são muito exigentes em termos de cuidados.

Hortênsia (Hydrangea macrophylla)

Embora seja muitas vezes confundida com uma planta, a hortênsia é de facto um arbusto.

Hortênsia
Escolha um local à sombra para estes arbustos, mas certifique-se de que recebem alguma luz indireta.

A espécie mais comum e popular é a Hydrangea macrophylla, que se distingue pelas suas grandes inflorescências em forma de globo.

Na jardinagem, as hortênsias são frequentemente utilizadas em grupos para formar sebes, porque o seu crescimento rápido permite-lhes cobrir áreas bastante grandes.

Além disso este arbusto prefere a semi-sombra e não tolera o sol direto. O que necessita é de um solo húmido, rico em matéria orgânica e ligeiramente ácido.

Como particularidade, a cor das suas flores pode variar em função do pH do solo. Se o solo for ácido, as flores são azuis. Por outro lado, em solos alcalinos, as flores são cor-de-rosa.