Eclipses solares alteram o comportamento das aves. Estudo mostra que elas ficam silenciosas no escuro
Um estudo de referência que utiliza dados de áudio fornecidos pela comunidade revelou que o canto das aves diminuiu significativamente apenas em áreas de cobertura solar quase completa durante o eclipse total de 8 de abril de 2024.

Conduzido por investigadores da Loggerhead Instruments e do K. Lisa Yang Center for Conservation Bioacoustics no Cornell Lab of Ornithology, este estudo analisou paisagens sonoras de 344 dispositivos Haikubox em toda a América do Norte.
Aplicando um modelo avançado de rede neural e filtrando os locais onde a atividade humana poderia ter afetado o comportamento das aves, a equipa isolou o verdadeiro impacto acústico do eclipse.
David Mann, PhD, autor principal e investigador da Loggerhead Instruments.
As reações das aves variaram muito consoante a espécie e a geografia. Os Chickadees de capa preta, por exemplo, permaneceram em silêncio até depois da totalidade em Nova Iorque, mas tornaram-se mais vocais durante a mesma fase em Vermont. Enquanto os robins americanos continuaram a cantar durante a totalidade do céu no Kentucky, os pins ficaram completamente silenciosos no Maine.
Para além da escuridão, há outros fatores a contribuir para esta mudança
Os cientistas não sabem porque é que as aves reagiram de forma tão diferente à escuridão total durante o eclipse. Apesar de examinarem fatores como a temperatura, a cobertura de nuvens e a velocidade do vento, não encontraram qualquer relação significativa com as alterações nas taxas de vocalização.
Isto sugere que a escuridão total súbita e as mudanças associadas no vento e na temperatura foram os principais fatores das mudanças comportamentais observadas.

O primeiro e rápido olhar para os dados do Haikubox, apenas algumas horas após o eclipse, mostrou uma grande queda nas vocalizações das aves na altura do pico da totalidade.
David Mann.
Os resultados demonstram o potencial científico dos sistemas de monitorização acústica passiva apoiados por multidões. "Numa altura em que a tecnologia nos afasta frequentemente do mundo natural, o Haikubox faz o oposto - promove uma ligação mais profunda com ele. Ao combinar a tecnologia de IA com o amor pelo ambiente, o Haikubox ajuda as pessoas a envolverem-se com a natureza de uma forma moderna e educativa", observa Mann.
A importância da rede Haikubox
Esta rede colaborativa de dispositivos operados pela comunidade oferece um método poderoso para estudos em grande escala sobre a vida selvagem. A equipa de investigação prevê que os dados do Haikubox continuarão a contribuir para futuros estudos sobre o comportamento animal.
“A monitorização acústica passiva é uma ferramenta fantástica para recolher dados sobre o comportamento animal e as pessoas comuns desempenham um papel importante no alargamento da nossa rede de escuta”, afirmou Mann. "Colocar um Haikubox no seu quintal ajuda-nos a aumentar os mil milhões de gravações acústicas que já recolhemos. A nossa comunidade está a possibilitar as descobertas científicas de amanhã."
Referência da notícia
David Mann, Austin Anderson, Amy Donner, Michael Hall, Stefan Kahl & Holger Klinck. Continental-scale behavioral response of birds to a total solar eclipse. Scientific Reports (2025).