Duas ninhadas de cigarras surgirão ao mesmo tempo este ano, a primeira vez desde 1803
Este é um fenómeno que não acontecia há 221 anos: duas ninhadas de cigarras surgirão simultaneamente este ano. O duplo surgimento destas ninhadas não acontecia desde 1803. Saiba mais aqui!
As cigarras têm um ciclo de vida periódico. Estes insetos passam a maior parte das suas vidas sem serem vistos ou ouvidos pelos humanos. No entanto, estas prosperam abaixo da superfície e alimentam-se da seiva de plantas, sendo que possuem um aparelho bucal adaptado para sugar a seiva dos vegetais. Podem ser encontradas em diferentes partes do planeta, principalmente nas regiões tropicais e subtropicais.
Algumas cigarras esperam 13 anos para se tornarem adultas, enquanto outras esperam 17 anos. Quando se tornam adultas, emergem do solo e acasalam. (Isso explica todo o barulho que as cigarras fazem durante o verão. Para nós é barulho, mas para as cigarras macho é a sua forma de cortejo.)
É uma raridade estatística que cigarras que atingem a idade adulta aos 13 anos e cigarras que atingem a idade adulta aos 17 anos surjam simultaneamente. Este evento não deverá acontecer novamente, pelo menos, até 2245.
Forma de vida e ciclo das cigarras
Os cientistas levantam a hipótese de que os ciclos de vida periódicos são uma resposta evolutiva. As cigarras periódicas podem surgir em períodos distintos como forma de evitar os ciclos de vida dos predadores e também como forma de proteger a hibridação das crias.
No entanto, este ano, estas duas ninhadas de cigarras periódicas de 13 e 17 anos irão atingir o seu ciclo de acasalamento ao mesmo tempo. Embora não sejam separadas cronologicamente, a maioria dessas cigarras periódicas ainda estará separada geograficamente.
O ninho XIX surgirá em 14 estados do meio-oeste e sudeste americano, enquanto o ninho XIII aparecerá em cinco estados do meio-oeste. Segundo a Cicada Mania, apenas dois estados experimentarão o duplo surgimento dessas ninhadas: Illinois e Indiana.
Embora as cigarras periódicas sejam um dos insetos que vivem mais tempo na Terra, o seu tempo acima do solo é bastante curto. Poucas semanas depois de emergirem, essas cigarras acasalam, põem ovos e morrem.