Conheça o orégão, a erva aromática que é considerada a "alegria das montanhas"

O oregão é uma erva aromática que possui vários benefícios para a saúde, como propriedades anti-inflamatórias entre outras. Fique a saber mais aqui!

Orégão
O orégão é uma erva perene e aromática, muito utilizada na cozinha do Mediterrâneo e também para fazer alguns medicamentos antigos.

Os orégãos representam um bom exemplo de uma erva aromática muito utilizada na cozinha um pouco por todo o mundo. Esta erva aromática é responsável por conferir um sabor único e indiscutível aos seus pratos, para além de lhe conferir vários benefícios para a sua saúde.

A palavra orégão, provem do grego, significa “alegria das montanhas” e é uma erva aromática muito especial, uma vez que é considerado um medicamento natural muito eficaz capaz de solucionar muitos dos problemas de que pode padecer.

No campo científico, está comprovado que os orégãos são muito importantes para fins medicinais uma vez que são muito ricos em antioxidantes além de serem uma boa fonte de fibra e vitaminas A, K, ferro e cálcio.

Principais benefícios do orégão

O orégão é uma erva aromática que possui vários benefícios para a saúde, como propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e antimicrobianas.

A parte normalmente utilizada desta erva é a sua folha, que pode ser usada tanto fresca quanto desidratada para temperar os alimentos. Além disso, pode também ser consumida em forma de chá, xaropes ou óleos essenciais.

Benefícios do orégão
Fortalece o sistema imunológico;
Previne o envelhecimento precoce das células;
Ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, diabetes e síndrome metabólica;
Ajuda na digestão;
Combate a inflamação da pele;
Contribui para a saúde cardiovascular.
Fonte: Atuasaude.com

O orégão é rico em antioxidantes, como o carvacrol e o timol, que ajudam a neutralizar os radicais livres que se formam em excesso no organismo.

Assim, o orégão evita os danos às células saudáveis do corpo, evitando o desenvolvimento de células cancerígenas e diminuindo, assim, o risco de de cancro.

O consumo regular de chá de orégão pode ajudar a diminuir a concentração do colesterol "mau", no sangue, ajudando a prevenir doenças cardíacas.

Isso acontece porque esta planta aromática contém grandes quantidades de compostos com propriedades antioxidantes, como os flavonoides, timol e carvacrol.

Para além disso melhora a digestão, é um bom antiespasmódico e aumenta a produção de sucos gastrointestinais.

Como consumir o orégão

Pode ser incluído na alimentação de várias maneiras, como em saladas, sopas, molhos, pratos de peixe, carne, ovos ou vegetarianos, pizzas ou massas.

Pode fazer chá para ajudar na digestão e para problemas respiratórios, pode adicionar algumas gotas de óleo de orégãos numa tigela de água quente e inalar o vapor.

Todavia, o consumo de orégãos deve ser feito em quantidade reduzida e, para pessoas alérgicas ou intolerantes, o seu consumo não é indicado.

Como plantar orégão

Para plantar orégão em vaso, pode semear as sementes num recipiente com substrato fértil e bem drenado.

Orégão em vaso
Para o cultivo de orégãos no interior, a sementeira deve ser feita nos meses de março ou abril.

Deve escolher um vaso e um local quente com algumas horas de sol direto por dia, encher o mesmo com substrato, separar algumas sementes e enterrá-las a cerca de 1 cm de profundidade.

É importante manter o substrato húmido mas não encharcado. O plantio por semente exige mais tempo para o crescimento das plantas e início da colheita, por isso seja paciente!