Conheça o impacto da crise de salinidade messiniana no Mediterrâneo sobre a biodiversidade marinha

A desconexão do Mar Mediterrâneo do Atlântico ocorreu no final do Mioceno há cerca de 5,5 milhões de anos e levou à quase completa dessecação do mar, deixando apenas alguns lagos hipersalinos semelhantes ao atual Mar Morto.

crise de salinidade messiniana; Mediterrâneo
Existe uma grande quantidade de dados, tanto dos registos geológicos como dos registos biológicos modernos, que acompanham esta crise e o seu legado.

Os autores de um novo estudo efetuaram uma análise exaustiva deste evento, comumente conhecido como "Crise de salinidade messiniana", incluindo uma avaliação das taxas de extinção e do local de origem do repovoamento, permitindo uma avaliação precisa da biodiversidade antes, durante e após a crise.

A crise de salinidade messiniana (o último período do Mioceno), é o maior cataclismo sofrido pela Terra desde a queda do meteorito que exterminou os dinossauros não voadores.

Esta é a primeira quantificação de uma grande crise ecológica e da sua recuperação a partir de sedimentos marinhos que albergam fósseis abundantes do Mioceno tardio.

A crise ecológica associada a esta crise de salinidade

Uma equipa internacional liderada por Konstantina Agiadi, da Universidade de Viena, conseguiu quantificar o modo como a salinização do Mar Mediterrâneo afetou o biota marinho: apenas 11% das espécies endémicas sobreviveram à crise e a biodiversidade não recuperou durante, pelo menos, mais 1,7 milhões de anos.

Os movimentos da litosfera ao longo da história da Terra resultaram repetidamente no isolamento dos mares regionais do oceano global e em acumulações maciças de sal. Os geólogos encontraram gigantes de sal de milhares de quilómetros cúbicos na Europa, na Austrália, na Sibéria, no Médio Oriente e noutros locais.

Estas acumulações de sal constituem recursos naturais valiosos e foram exploradas desde a antiguidade até aos nossos dias em minas de todo o mundo (por exemplo, a mina de Hallstatt, na Áustria, ou a mina de sal de Khewra, no Paquistão). O gigante de sal do Mediterrâneo é uma camada de sal com um quilómetro de espessura situada sob o Mar Mediterrâneo, que foi descoberta pela primeira vez no início da década de 1970.

crise de salinidade no Mediterrâneo
A desconexão entre o oceano Atlêntico e o Mar Mediterrâneo fez com que grande parte do Mar Mediterrâneo evaporasse e aumentasse a salinidade da água. Crédito da imagem: Atlas Histórico da Península Ibérica.

Formou-se há cerca de 5,5 milhões de anos devido à desconexão com o Atlântico durante a crise de salinidade messiniana. Agora, uma equipa internacional de investigadores - composta por 29 cientistas de 25 institutos de toda a Europa -, conseguiu agora quantificar a perda de biodiversidade no Mar Mediterrâneo devido à crise messiniana e a subsequente recuperação biótica.

Enorme impacto na biodiversidade marinha

Após várias décadas de investigação meticulosa sobre fósseis com idades compreendidas entre 12 e 3,6 milhões de anos, encontrados em terra nos países perimediterrânicos e em núcleos de sedimentos de águas profundas, a equipa descobriu que quase 67% das espécies marinhas do Mar Mediterrâneo após a crise eram diferentes das que existiam antes dela.

Apenas 86 das 779 espécies endémicas (que viviam exclusivamente no Mediterrâneo antes da crise) sobreviveram à enorme alteração das condições de vida após a separação do Atlântico. A alteração da configuração das portas de entrada, que levou à formação do próprio gigante salgado, provocou flutuações bruscas da salinidade e da temperatura, mas também alterou as vias de migração dos organismos marinhos, o fluxo de larvas e de plâncton e perturbou os processos fundamentais do ecossistema.

estreito de Gibraltar; reconexão oceano-mar
A reconexão entre o oceano e o mar ocorreu devido ao Estreito de Gibraltar que permitiu que a água do oceano enchesse a bacia do Mediterrâneo. Crédito da imagem: Atlas Histórico da Península Ibérica.

Devido a estas alterações, muitos dos habitantes do Mediterrâneo da época, como os corais tropicais construtores de recifes, foram extintos. Após a reconexão com o Atlântico e a invasão de novas espécies, como o grande tubarão branco e os golfinhos oceânicos, a biodiversidade marinha mediterrânica apresentou um novo padrão, com o número de espécies a diminuir de oeste para leste, como acontece atualmente.

A recuperação da biodiversidade demorou mais tempo do que o previsto

Tendo em conta que os mares periféricos, como o Mediterrâneo, são importantes focos de biodiversidade, a formação de gigantes de sal ao longo da história geológica era muito suscetível de ter um impacto importante, mas até agora não tinha sido quantificado.

“O nosso estudo fornece agora a primeira análise estatística de uma crise ecológica tão importante”, explica Konstantina Agiadi, do Departamento de Geologia. Além disso, o estudo quantifica pela primeira vez os tempos de recuperação após uma crise ambiental marinha, que são, de facto, muito mais longos do que o previsto.

A recuperação da biodiversidade da região demorou quase 2 milhões de anos. Note-se que, das 779 espécies conhecidas existentes nesta zona, apenas 86 sobreviveram ao impacto desta crise.

A biodiversidade, em termos de número de espécies, só recuperou após mais de 1,7 milhões de anos”, afirma a geocientista. Os métodos utilizados no estudo fornecem também um modelo de ligação entre a tectónica de placas, o nascimento e a morte dos oceanos, o sal e a vida marinha, que poderá ser aplicado a outras regiões do mundo.

Agiadi K., Hohmann N., Gliozzi E. et al. The marine biodiversity impact of the Late Miocene Mediterranean salinity crisis. Science (2024).