Conheça as técnicas japonesas que podem motivá-lo e ajudá-lo a ser mais produtivo
Saiba mais sobre cinco técnicas japonesas milenares que podem ajudá-lo a obter sucesso na vida ao trazerem motivação e auxiliarem na sua produtividade.
Quem nunca procrastinou na vida, não é mesmo? O hábito de adiar ou atrasar tarefas que precisam de ser feitas, seja por preguiça ou por qualquer outro motivo, afastam-nos de realizar várias atividades.
Quantas vezes demorou para começar uma tarefa que estava pendente? Ou para finalmente começar algum curso ou tarefa importante? Pois é… e assim acabamos por perder um tempo valioso que poderíamos estar a aproveitar. Mas a boa notícia é que há soluções para isto. Medidas que podem ser adotadas para deixarmos a preguiça de lado e focarmos no que é importante.
Nesse sentido, partilhamos aqui cinco técnicas japonesas milenares que prometem auxiliar a ultrapassar a preguiça e a encontrar motivação, ajudando a pessoa a ser mais produtiva.
As técnicas japonesas milenares
Ao ajudar a superar a preguiça e a encontrar motivação na vida, estas técnicas japonesas inspiram um equilíbrio entre a vida pessoal e o trabalho, incentivando a produtividade. Veja abaixo quais são.
Ikigai
A palavra japonesa refere-se a um sentido de propósito, significado ou razão de ser na vida, ou seja, identificar o seu propósito na vida. A partir do momento que alinha as suas atitudes com o Ikigai, a motivação passa a ser a sua força motriz de forma natural.
Ou seja, a técnica é: encontrar algo que o motive diariamente, uma razão para seguir em frente, desde cultivar um pequeno espaço com plantas, cuidar de um animal de estimação ou aprender algo novo todos os dias.
Kaizen
A filosofia desta técnica tem como base realizar pequenas mudanças e melhorias constantes em todas as áreas da vida. Ou seja, a ideia é que em vez de tentar resolver todos os problemas, tente melhorar aos poucos.
A técnica remonta ao período do pós-guerra no Japão, e ajuda a superar a inércia e a criar um impulso constante rumo à produtividade. É frequentemente associada à melhoria da qualidade, redução de desperdícios, aumento da eficiência e criação de um ambiente de trabalho mais colaborativo e inovador.
Pomodoro
Esta técnica é útil quando se tem uma tarefa difícil de realizar, seja por ser cansativa ou por exigir muita concentração. É muito usada no Japão para aumentar a produtividade e o foco e tornar as tarefas diárias mais leves.
A ideia desta técnica é dividir o trabalho em períodos de tempo curtos e focados, intercalando com breves pausas para descanso. Geralmente, refere-se a trabalhar por 25 minutos e fazer uma pausa de 5 minutos, repetindo este ciclo por quatro vezes. Após, é recomendado fazer uma pausa maior, de 15 a 30 minutos.
Shoshin
O conceito do Shosin vem do budismo zen e significa "mente de principiante". A filosofia desta técnica refere-se a ter uma mente aberta, curiosidade e disposição para aprender algo, independentemente do nível de experiência que já tenhamos no assunto; exatamente como faria um iniciante.
Esta mentalidade encoraja-o a abordar as tarefas com uma atitude aberta e mentalidade recetiva, livre de preconceitos. Não se preocupe em ter todas as respostas ou ser impecável desde o início. Apenas faça!
Wabi-sabi
O wabi-sabi incentiva as pessoas a encontrarem beleza na imperfeição. É isso mesmo! Em vez de se stressar com cada detalhe pequeno, concentre-se no que realmente importa. Ou seja, a técnica propõe abraçar a imperfeição em vez de se stressar com os detalhes.
A filosofia da técnica é encontrar beleza na rusticidade, na irregularidade e na impermanência, valorizando a simplicidade e a modéstia.
Então, veja na tabela abaixo o resumo de cada técnica e como implementá-la na sua rotina:
Técnica | Benefícios | Como implementar |
Ikigai | Alinhamento entre propósito e atividades | Defina o que gosta, aquilo em que é bom e o que o mundo precisa |
Kaizen | Melhorias contínuas | Realize pequenas mudanças diariamente nas tarefas |
Pomodoro | Aumento da concentração | Estabeleça períodos de trabalho e pausas |
Shoshin | Inovação e aprendizagem | Aproximar-se de novas experiências sem preconceitos |
Wabi-sabi | Apreciação da imperfeição | Focar no progresso e na beleza do momento |
Integrando estas práticas à sua rotina produtiva, poderá maximizar a otimização de tempo, o que resulta num estilo de vida mais satisfatório e eficiente.
Referências da notícia
As 6 técnicas japonesas que podem te motivar e melhorar sua produtividade. 08 de dezembro, 2024. BBC News.
5 técnicas milenares japonesas para o sucesso. 31 de março, 2024. Redação Sommos Spa.