Conheça as 10 rotas de avião com maior turbulência da Europa
Se já viajou de avião já deve ter sentido aquela sensação desconfortável quando o avião começa a balançar inesperadamente. Essa sensação é a turbulência e aqui contamos-lhe quais as 10 rotas europeias com o maior índice da mesma.
A Turbli, uma empresa que disponibiliza previsões de turbulência para os voos, fez um estudo, recorrendo a uma base de dados de 150 mil rotas, das quais apenas foram classificadas as que tinham rotas aéreas ativas em dezembro de 2023.
Para cada voo, a turbulência é calculada ao longo de uma geodésica e à sua altitude média de cruzeiro. A turbulência é calculada com base na eddy dissipation rate, ou edr, (traduzido à letra seria: taxa de dissipação de turbilhões). Os níveis de turbulência estão divididos em quatro graus:
- ligeiro (0-20);
- moderado (20-40);
- severo (40-80);
- extremo (80-100).
Quais são os principais fatores que levam à turbulência na Europa?
O fundador da Turbli, Ignacio Gallego Marcos, apontou a cordilheira dos Alpes como um dos principais fatores para a turbulência nas rotas europeias. Contudo, as correntes de jato, que são correntes de vento a altitudes elevadas, também contribuem para esta condição. Talvez, devido principalmente ao primeiro fator, Zurique esteja presente em várias rotas europeias de maior turbulência.
As tempestades também podem gerar condições acidentadas em céus distantes. Ou seja, o crescimento rápido das nuvens de tempestade empurra o ar, gerando ondas na atmosfera que podem causar turbulência a centenas ou milhares de quilómetros de distância, afirma Robert Sharman, investigador de turbulência do Centro Nacional de Investigação Atmosférica (NCAR).
Quais são as 10 rotas com mais turbulência da Europa?
Ora, tendo em conta o índice de medida utilizado (edr), referido no início deste artigo, estas foram as 10 rotas mais turbulentas, segundo a Turbli:
- Milão (MXP) - Genebra (GVA), com edr de 16.398;
- Milão (MXP) - Zurique (ZRH), com edr de 16.016;
- Genebra (GVA) - Zurique (ZRH), com edr de 14.964;
- Marselha (MRS) - Zurique (ZRH), com edr de 13.987;
- Zgornji Brnik (LJU) - Zurique (ZRH), com edr de 13.878;
- Nice (NCE) - Basel (BSL), com edr de 13.876;
- Nice (NCE) - Zurique (ZRH), com edr de 13.76;
- Yerevan (EVN) - Tbilisi (TBS), com edr de 13.758;
- Basel (BSL) - Veneza (VCE), com edr de 13.713;
- Frankfurt am Main (FRA) - Caselle Torinese (TRN), com edr de 13.653.
A viagem entre Milão (MXP) e Genebra (GVA) destaca-se como a mais turbulenta da Europa e a quarta mais turbulenta a nível global, em viagens com 1500 km de distância ou menos, em 2023.
Fora da Europa, quais são as rotas mais turbulentas, em média?
A título de curiosidade, a rota aérea que lidera a lista de até 1500 km de distância é entre Almaty (ALA), no Cazaquistão, e Bishkek (FRU), no Quirguistão, com um edr de 17.457.
Já a rota que lidera a lista com um índice de turbulência médio mais elevado, tendo em conta qualquer distância, é entre Santiago (SCL), no Chile, e Santa Cruz (VVI), na Bolívia, com um edr de 17.568.