Conheça as 10 rotas de avião com maior turbulência da Europa

Se já viajou de avião já deve ter sentido aquela sensação desconfortável quando o avião começa a balançar inesperadamente. Essa sensação é a turbulência e aqui contamos-lhe quais as 10 rotas europeias com o maior índice da mesma.

viagem de avião; turbulência
Compreender o que causa a turbulência e como esta afeta o seu voo pode tornar a sua próxima viagem mais tranquila e menos stressante.

A Turbli, uma empresa que disponibiliza previsões de turbulência para os voos, fez um estudo, recorrendo a uma base de dados de 150 mil rotas, das quais apenas foram classificadas as que tinham rotas aéreas ativas em dezembro de 2023.

Para cada voo, a turbulência é calculada ao longo de uma geodésica e à sua altitude média de cruzeiro. A turbulência é calculada com base na eddy dissipation rate, ou edr, (traduzido à letra seria: taxa de dissipação de turbilhões). Os níveis de turbulência estão divididos em quatro graus:

  • ligeiro (0-20);
  • moderado (20-40);
  • severo (40-80);
  • extremo (80-100).

Quais são os principais fatores que levam à turbulência na Europa?

O fundador da Turbli, Ignacio Gallego Marcos, apontou a cordilheira dos Alpes como um dos principais fatores para a turbulência nas rotas europeias. Contudo, as correntes de jato, que são correntes de vento a altitudes elevadas, também contribuem para esta condição. Talvez, devido principalmente ao primeiro fator, Zurique esteja presente em várias rotas europeias de maior turbulência.

O fundador da empresa que fez esta seleção de rotas, afirma que, na Europa, a cordilheira dos Alpes deverá ser um dos principais fatores para a turbulência.

As tempestades também podem gerar condições acidentadas em céus distantes. Ou seja, o crescimento rápido das nuvens de tempestade empurra o ar, gerando ondas na atmosfera que podem causar turbulência a centenas ou milhares de quilómetros de distância, afirma Robert Sharman, investigador de turbulência do Centro Nacional de Investigação Atmosférica (NCAR).

turbulência; voos
Para além das correntes de jato e das tempestades, a presença de cordilheiras ao longo das rotas também pode influenciar a turbulência.

Quais são as 10 rotas com mais turbulência da Europa?

Ora, tendo em conta o índice de medida utilizado (edr), referido no início deste artigo, estas foram as 10 rotas mais turbulentas, segundo a Turbli:

  1. Milão (MXP) - Genebra (GVA), com edr de 16.398;
  2. Milão (MXP) - Zurique (ZRH), com edr de 16.016;
  3. Genebra (GVA) - Zurique (ZRH), com edr de 14.964;
  4. Marselha (MRS) - Zurique (ZRH), com edr de 13.987;
  5. Zgornji Brnik (LJU) - Zurique (ZRH), com edr de 13.878;
  6. Nice (NCE) - Basel (BSL), com edr de 13.876;
  7. Nice (NCE) - Zurique (ZRH), com edr de 13.76;
  8. Yerevan (EVN) - Tbilisi (TBS), com edr de 13.758;
  9. Basel (BSL) - Veneza (VCE), com edr de 13.713;
  10. Frankfurt am Main (FRA) - Caselle Torinese (TRN), com edr de 13.653.

A viagem entre Milão (MXP) e Genebra (GVA) destaca-se como a mais turbulenta da Europa e a quarta mais turbulenta a nível global, em viagens com 1500 km de distância ou menos, em 2023.

Fora da Europa, quais são as rotas mais turbulentas, em média?

A título de curiosidade, a rota aérea que lidera a lista de até 1500 km de distância é entre Almaty (ALA), no Cazaquistão, e Bishkek (FRU), no Quirguistão, com um edr de 17.457.

a rota que lidera a lista com um índice de turbulência médio mais elevado, tendo em conta qualquer distância, é entre Santiago (SCL), no Chile, e Santa Cruz (VVI), na Bolívia, com um edr de 17.568.