Conheça as 10 melhores plantas para decorar e purificar a casa de banho de sua casa

Talvez a sua casa de banho seja um espaço húmido e um tanto quanto escuro, mas isso não significa que não possa lá ter umas lindas plantas. Só precisa de saber quais são as espécies mais adequadas.

plantas, casa de banho
As samambaias são típicas de ambientes muito húmidos e sombreados, por isso tê-las num local como a casa de banho será ótimo para estas.

Colocar plantas dentro da casa de banho pode parecer um recurso puramente decorativo, mas a verdade é que incluí-las trará outros benefícios, pois estas melhoram a qualidade do ar e favorecem a criação de um ambiente mais natural, relaxante e acolhedor.

O segredo para incorporar plantas num local como a casa de banho é escolher espécies que este tipo de ambiente (húmido e com pouca luz) permita viver sem problemas. Aqui mostramos 10 opções incríveis, para que você escolha as que mais gosta.

1.Espada de São Jorge

    Espada de São Jorge
    A Espada de São Jorge é uma planta forte e resistente, perfeita para jardineiros inexperientes.

    A Sansevieria, também conhecida como ‘Espada de São Jorge’, é uma planta que se adapta muito bem em ambientes húmidos e com pouca luz, por isso tê-la na casa de banho não será problema. Além disso, esta maravilhosa planta foi classificada pela NASA como um excelente purificador de ar, capaz de eliminar componentes tóxicos como benzeno, xileno, tolueno, tricloroetileno e formaldeído.

    Mas não se esqueça que esta planta pode ser tóxica se ingerida por crianças e animais de estimação, devido ao teor de saponinas presente nas suas folhas.

    2. Babosa (Aloe Vera)

    Aloe Vera (babosa)
    Pode usar folhas de Aloe Vera como remédio caseiro para curar queimaduras e pequenas feridas.

    É uma das suculentas mais resistentes e fáceis de cuidar, tanto em ambientes internos como externos. Mas requer um mínimo de luz natural por dia, por isso teremos que descartá-la em casas de banho que não tenham nenhuma janela. A rega deve ser limitada, pois a humidade do vapor d'água produzida durante os banhos será suficiente.

    3. Orquídeas

    Orquídeas
    Você pode usar uma estaca para apoiar o caule da orquídea e evitar que esta quebre.

    Entre as plantas que se dão bem na casa de banho, as orquídeas destacam-se pela beleza exótica. Apesar da sua reputação de serem plantas delicadas, são mais fáceis de cultivar do que pensa. A casa de banho é um bom lugar para esta planta, pois ali encontra o ambiente húmido de que gosta. Estas precisam de muita luz para serem bonitas e saudáveis, por isso é melhor deixá-las perto de uma janela da casa de banho.

    Existe uma grande variedade destas flores. Algumas são mais adequadas para ambientes húmidos, como as Vandas, as Dendrobiums ou as Cattleyas.

    4. Bambu da sorte

    Bambu da Sorte
    Bambu da Sorte.

    Especificamente estamos a referir-nos à Dracaena sanderiana popularmente conhecida como “bambu da sorte”. Esta planta só precisará de ficar submersa em água até à altura das raízes para prosperar. Manter o nível da água que cobre as raízes, as condições de humidade típicas de uma casa de banho e o mínimo de iluminação natural serão suficientes para mantê-lo saudável.

    5. Lírio-da-paz

    Lírio-da-paz
    O lírio-da-paz pode ser tóxico para animais de estimação e crianças, por isso é importante colocá-lo num local seguro, fora do alcance deles.

    Além de ser uma planta muito bonita, o lírio-da-paz (Spathiphyllum wallisii) é uma espécie perfeita para colocar na casa de banho, pois necessita apenas de luz indireta, temperaturas amenas e muita humidade.

    Esta planta maravilhosa é famosa pela sua capacidade de filtrar toxinas prejudiciais do ar, como benzeno, formaldeído e xileno. Se ela apresentar sintomas de folhas queimadas ou descoloradas, é um indício de que está a receber muita luz solar direta e que deverá movê-la para um local com menos luz.

    6. Planta-moeda

    planta-moeda ou planta-chinesa-do-dinheiro
    A Pilea peperomioides é conhecida como planta-moeda ou planta-chinesa-do-dinheiro.

    A Pilea peperomioides, também conhecida como planta-moeda ou planta-chinesa-do-dinheiro, é uma planta de interior muito decorativa. É uma espécie de origem tropical, por isso a casa de banho é um bom local para tê-la, pois esta adora a humidade ambiente e não suporta raios diretos do Sol ou correntes de ar.

    7. Samambaia Boston

    Samambaia de Boston
    Se as folhas come��arem a cair e ficarem marrons, significa seca ambiental ou falta de água.

    A samambaia Boston é nativa de áreas equatoriais e tropicais húmidas, sendo ideal como planta de interior, desde que colocada em ambientes húmidos, com luz indireta. A samambaia Boston tem a capacidade de limpar substâncias tóxicas do meio ambiente, especificamente o formaldeído.

    8. Calathea

    Calathea
    Algumas espécies populares incluem Calathea orbifolia, Calathea zebrina, Calathea medallion e Calathea lancifolia.

    A Calathea é uma das plantas de interior mais procuradas devido à beleza das suas folhas e pela facilidade de cultivo. Não necessita de muita luz e a luz que receber deve ser indireta, o que a torna a planta ideal para a casa de banho. Estas plantas tropicais prosperam em temperaturas quentes e constantes, entre 18°C e 25°C. E é bom evitar correntes de ar frio e mudanças bruscas de temperatura.

    9. Hera

    Hera
    Esta planta é perfeita para decorar a casa de banho, já que pode usar um vaso suspenso.

    Embora seja uma planta trepadeira ao ar livre, a hera (Hedera helix) pode ser facilmente cultivada em ambientes internos e em cantos escuros, portanto, a pouca luz da casa de banho não será um problema. A hera é excelente como planta purificadora do ar, pois elimina substâncias tóxicas como formaldeído, benzeno e xileno.

    10. Cravo-do-ar

    planta aerea, bromelias, cravo-do-ar
    Os cravos-do-ar são uma ótima opção para decorar espaços pequenos, e existem em diversos formatos e cores.

    As Tillandsias, também conhecidas como “cravos-do-ar”, são plantas de interior fascinantes e únicas. Diferente da maioria das plantas, as tillandsias são epífitas, o que significa que não precisam ser plantadas em substrato. Em vez disso, elas só precisam de uma superfície para aderir.

    Referência da notícia: University of Birmingham. "Common houseplants can improve air quality indoors". 2022.