Confirmado: A corrente do Golfo está a enfraquecer, o que significa esta mudança?
A Corrente do Golfo é responsável pelo clima, pelo tempo e por impulsionar outras correntes oceânicas. O seu abrandamento e colapso têm sido muito debatidos, mas é verdade que a Corrente do Golfo está a abrandar.
A Corrente do Golfo é uma corrente importante ao largo da costa da Flórida. Tem origem no Golfo do México e flui poderosamente para leste à volta da Flórida até à Virgínia. Isto tem uma grande influência no clima, no tempo e nos furacões.
No entanto, tem havido muitos estudos sobre o enfraquecimento e o possível colapso da Corrente do Golfo. Alguns cientistas preveem que a Corrente do Golfo entre em colapso até 2025, mas este facto é muito debatido. No entanto, este último estudo conclui que a Corrente do Golfo tem vindo a abrandar 4% nos últimos 40 anos.
Como é que descobriram isto?
O estudo recolheu dados de cabos submarinos abandonados. Assim, mediram a velocidade da água carregada que flui através da corrente diariamente. Também utilizaram medições in situ de boias no Estreito da Flórida e dados de altimetria por satélite. Todos estes conjuntos de dados foram combinados para formar uma imagem completa da velocidade da corrente do Golfo nos últimos 40 anos.
De seguida, pegaram nestes dados e criaram um modelo Bayesiano para encontrar o conjunto da velocidade da Corrente do Golfo. Este modelo mostrou com quase toda a certeza que a corrente tem estado a abrandar nos últimos anos.
Porque é que isto importa?
A Corrente do Golfo é muito importante no grande esquema do planeta. As correntes oceânicas transportam água à volta do planeta e desempenham um papel importante na circulação. A Corrente do Golfo é uma corrente quente e, por isso, transporta água quente do Golfo do México para o Oceano Atlântico.
Esta água quente desloca então a água fria, forçando-a a mover-se mais profundamente no oceano, impulsionando a circulação termohalina no oceano. Este processo é importante nos oceanos porque movimenta os nutrientes e garante o equilíbrio.
A corrente do Golfo é também a razão pela qual a Europa goza de um clima mais moderado do que as regiões do norte do Canadá situadas à mesma latitude. A água quente atua como um isolante para a Europa Ocidental. Sem a Corrente do Golfo, a Europa encontrar-se-ia 10 a 15 graus mais fria do que está habituada.
Na Flórida, uma corrente do Golfo mais fraca significa um nível do mar mais elevado. A corrente transporta a água da Flórida para o oceano aberto, pelo que, sem ela, haveria um excesso de água. Isto faria com que o nível do mar subisse ao longo da costa Sudeste.
Temporada de furacões
Alguns estudos concluíram que uma corrente do Golfo enfraquecida pode impedir o desenvolvimento de furacões. Haverá menos água quente no Atlântico se a Corrente do Golfo não estiver a mover-se tão rapidamente.
A água quente funciona normalmente como combustível para os furacões, pelo que o combustível seria reduzido. No entanto, com outros fatores climáticos, é difícil isolar e determinar a influência das correntes do Golfo.