Canela: conheça a origem, os benefícios para a saúde e usos culinários desta especiaria
Conheça o processo de transformação e os benefícios que esta especiaria pode proporcionar aos sistemas digestivo, respiratório e reprodutivo. Abaixo estão todos os detalhes.
Só de mencioná-la já podemos despertar memórias de infância. A canela é utilizada desde a antiguidade pelas suas várias qualidades, entre elas o seu aroma requintado.
Os seus usos vão desde medicamentos até preparações gastronómicas de alto nível, tanto doces quanto salgadas.
Segundo o que os egípcios registaram através dos seus hieróglifos, tanto nos templos como nas pirâmides, este império utilizava a canela para embalsamar os seus mortos.
Mais tarde, os romanos e os gregos usavam-na para ter uma boa digestão. Por isso – e como está documentado – na zona do Mediterrâneo, a canela, juntamente com a pimenta e o cardamomo, foram as primeiras especiarias integradas em várias preparações.
Local de origem, novos cultivos e principais características
O seu habitat natural é o Sri Lanka e a China, por isso é aqui que se encontra a canela da melhor qualidade do mundo.
Porém, atualmente também é cultivada noutras regiões do planeta que possuem clima quente e húmido como o Brasil, Guiana e Madagascar.
A árvore de Canela Cássia é perene (são sempre verdes) e mede até 15 metros de altura. Os seus galhos possuem casca dupla, que expelem o seu aroma incomparável.
Esta planta aromática possui grande quantidade de vitaminas e minerais. Entre eles encontramos vitaminas A e C, potássio, cálcio, fósforo, magnésio, ferro, fibras e carboidratos.
Os benefícios para a saúde
Pelas suas características e propriedades, a canela é utilizada para recuperar as energias e melhorar a saúde em:
- sistema digestivo para evitar flatulência, prisão de ventre, azia, vómitos e falta de apetite;
- sistema respiratório para tosses, constipações e bronquites;
- sistema reprodutivo para regular o ciclo menstrual e aliviar a dor gerada pela contração do útero, e também para a disfunção erétil.
A canela também pode ser usada externamente no corpo para prevenir mau hálito, úlceras na boca, infeções respiratórias, fungos nas unhas e nos pés e infeções vaginais.
Por outro lado, um dos usos mais quotidianos da canela na cozinha é preparar uma rica infusão com chá preto ou adicionar um raminho ao aquecer o leite. Além de saborear uma mistura exótica, estará a relaxar o seu corpo.
Se gosta de ir à confeitaria, um pãozinho de canela vai muito bem. Também um brownie quentinho com o aroma desta especiaria, umas pêras assadas, uma sobremesa de arroz doce ou uns biscoitos para acompanhar o chá da tarde.
Da mesma forma, a canela pode ser utilizada em preparações salgadas, como cortes diversos de carnes cozidas na panela, batatas rústicas, peru assado, sopas de legumes ou na elaboração de pães.