Baterias recarregáveis são uma fonte de produtos químicos bastante nocivos para a saúde

Segundo um estudo americano, as baterias recarregáveis de ião lítio em aparelhos e veículos elétricos são considerados uma fonte crescente de produtos químicos.

Baterias recarregáveis
Segundo um estudo internacional, as baterias recarregáveis contribuem para os problemas crescentes dos "químicos eternos".

De acordo com um novo estudo publicado na revista científica Nature Communications , os "químicos eternos" que contaminam o solo e os cursos de água podem ser provenientes de um número crescente de fontes, incluindo as baterias de iões lítio recarregáveis em aparelhos eletrónicos comuns, carros elétricos e dispositivos de armazenamento de energia.

Entre janeiro e outubro de 2022, os investigadores dos Estados Unidos recolheram amostras de solo, sedimentos e água em 87 locais no Minnesota, Kentucky, Bélgica e França, especificamente em áreas próximas de fabricantes de produtos químicos de longa duração, como as empresas 3M e a Arkema.

Os cientistas descobriram que as concentrações de Bis-FASI em partes por bilião (ppb) são típicas na proximidade de instalações industriais, tendo aparecido em torno das instalações industriais na neve, na água, no lodo e no solo. Os autores do estudo também descobriram bis-FASIs em líquidos lixiviados de aterros sanitários.

Economia circular das baterias recarregáveis.
Uma representação da economia circular que procura promover o consumo sustentável, onde as operações de reciclagem fazem parte da economia circular. Fonte: V. Lithium-ion battery recycling—a review of the material supply and policy infrastructure (2024).

Jennifer Guelfo, Professora Assistente de Engenharia Ambiental na Texas Tech University e uma das autoras do estudo, sugere que as baterias de iões lítio, quando consideradas coletivamente, podem ser uma fonte de poluição química para sempre, desde o nascimento até à morte.

"Se nada for feito, este problema poderá agravar-se à medida que cada vez mais aspetos das nossas vidas, desde edifícios e automóveis a casas e escritórios, se tornarem inteiramente eletrónicos."

Guelfo sugere ainda que se tomem medidas para mitigar as libertações ambientais de PFAS, em vez de se esperar décadas para ver o que os estudos toxicológicos têm a dizer.

A empresa 3M, alvo de numerosas ações judiciais ao longo dos anos por fabricar PFAS, prometeu eliminar gradualmente os produtos químicos para sempre até ao final de 2025 e continuar a limpar a contaminação em torno das suas instalações mesmo depois disso. Isto inclui deixar de produzir bis-FASIs.

Químicos eternos na água doce

Relativamente às espécies de água doce, o Environmental Working Group (EWG) descobriu que o consumo de uma dose de peixe de água doce por ano pode ter os mesmos efeitos nocivos que um mês de água potável contaminada com PFAS (compostos de alquilo perfluorados e polifluorados).

Além disso, concentrações elevadas de perfluorooctil sulfonato (PFOS) são prejudiciais à saúde. De acordo com David Andrews, cientista sénior do EWG e um dos principais autores do estudo, as pessoas que consomem frequentemente peixe de água doce correm o risco de ter quantidades elevadas de PFAS nos seus corpos.

O químico consistentemente encontrado nas quantidades mais elevadas em peixes de água doce foi o PFOS, um antigo ingrediente do Scotchgard da 3M. Em média, o PFOS é responsável por quase três em cada quatro deteções de PFAS.

Referência do artigo
:
Guelfo, J.L., Ferguson, P.L., Beck, J. et al. "Lithium-ion battery components are at the nexus of sustainable energy and environmental release of per- and polyfluoroalkyl substances." (2024).