Aveiro fecha 2024 como Capital Portuguesa da Cultura. Saiba qual será a próxima cidade a receber o testemunho
20 anos depois é retomado o Programa da Capital Portuguesa da Cultura, iniciado em 2024 na cidade de Aveiro. Agora, em 2025, o testemunho será passado a uma cidade minhota. Fique aqui a saber mais!
Desde 2024 Portugal passa a ter anualmente uma Capital Portuguesa da Cultura, cujas três primeiras já foram escolhidas, nomeadamente Aveiro (2024), Braga (2025) e Ponta Delgada (2026).
A cidade de Aveiro foi a primeira cidade com o título de Capital Portuguesa da Cultura, retomado por iniciativa do Ministério da Cultura, cerca de 20 anos depois de Coimbra e Faro terem sido capitais nacionais da Cultura, em 2003 e 2005, respetivamente.
Ao longo de 2024, a cidade de Aveiro contou com mais de 700 iniciativas, 100 das quais estreias nacionais, que confirmou a Cidade, o Município e a Região de Aveiro como referência cultural, a nível nacional e internacional.
De acordo com o Presidente da Câmara Municipal, José Ribau Esteves, 2024 foi um ano inesquecível, pois valorizou-se o setor cultural de Aveiro e de Portugal e também porque resultou em números recordes no que toca ao turismo na Cidade.
Um investimento que vai continuar a crescer
Aveiro, Capital Portuguesa da Cultura 2024 enquadrou-se numa aposta estratégica da CMA, que teve início em 2019 e que vai ter seguimento nos próximos anos.
Ao longo de 12 meses, Aveiro foi o ponto de encontro da Cultura, tendo apresentado um programa inovador e diversificado: concertos, peças de teatro, sessões de cinema, exposições e conferências, protagonizados por artistas nacionais e internacionais, foram algumas das iniciativas da Capital Portuguesa da Cultura.
Estes eventos foram enquadrados nos quatro trimestres da programação, cada um com uma temática que espelhava a interligação da Cultura com os desafios do mundo de hoje: Identidade (de janeiro a março), Democracia (de abril a junho), Sustentabilidade (de julho a setembro) e Tecnologia (de outubro a dezembro).
A Capital Portuguesa da Cultura 2024 envolveu a Comunidade Aveirense, bem como o setor artístico da Região, com iniciativas criadas e protagonizadas por Cidadãos e espetáculos apresentados nos vários Municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, Entidade Parceira principal da CMA neste evento de ano especial.
Ribau Esteves, Presidente da Câmara Municipal de Aveiro.
Braga vai ser a Capital da Cultura em 2025
Braga vai ser a Capital Portuguesa da Cultura em 2025. O Município está a preparar um ano inteiro de celebração da criação artística nacional, em ligação com a Europa e com os artistas e agentes culturais bracarenses.
Na próxima segunda-feira, dia 13 de janeiro, o Theatro Circo abre portas aos Bracarenses, convidando a população e os agentes culturais do território a conhecer na totalidade a agenda cultural para os primeiros três meses do ano em que Braga é Capital Portuguesa da Cultura, sob o mote “Abre a tua porta”.
Braga assume oficialmente o título de Capital Portuguesa da Cultura 2025 no próximo dia 25 de Janeiro, com um programa de abertura que se estende ao longo de todo o dia, antecipando a diversidade das propostas artísticas que vão ser apresentadas ao longo de todo o ano.