Aveiro fecha 2024 como Capital Portuguesa da Cultura. Saiba qual será a próxima cidade a receber o testemunho

20 anos depois é retomado o Programa da Capital Portuguesa da Cultura, iniciado em 2024 na cidade de Aveiro. Agora, em 2025, o testemunho será passado a uma cidade minhota. Fique aqui a saber mais!

Aveiro
Com o tema "O ano como palco. Um cenário infinito", Aveiro recebeu mais de 700 eventos no ano em que foi a primeira Capital Portuguesa da Cultura.

Desde 2024 Portugal passa a ter anualmente uma Capital Portuguesa da Cultura, cujas três primeiras já foram escolhidas, nomeadamente Aveiro (2024), Braga (2025) e Ponta Delgada (2026).

A cidade de Aveiro foi a primeira cidade com o título de Capital Portuguesa da Cultura, retomado por iniciativa do Ministério da Cultura, cerca de 20 anos depois de Coimbra e Faro terem sido capitais nacionais da Cultura, em 2003 e 2005, respetivamente.

Ao longo de 2024, a cidade de Aveiro contou com mais de 700 iniciativas, 100 das quais estreias nacionais, que confirmou a Cidade, o Município e a Região de Aveiro como referência cultural, a nível nacional e internacional.

De acordo com o Presidente da Câmara Municipal, José Ribau Esteves, 2024 foi um ano inesquecível, pois valorizou-se o setor cultural de Aveiro e de Portugal e também porque resultou em números recordes no que toca ao turismo na Cidade.

Um investimento que vai continuar a crescer

Aveiro, Capital Portuguesa da Cultura 2024 enquadrou-se numa aposta estratégica da CMA, que teve início em 2019 e que vai ter seguimento nos próximos anos.

Ao longo de 12 meses, Aveiro foi o ponto de encontro da Cultura, tendo apresentado um programa inovador e diversificado: concertos, peças de teatro, sessões de cinema, exposições e conferências, protagonizados por artistas nacionais e internacionais, foram algumas das iniciativas da Capital Portuguesa da Cultura.

Estes eventos foram enquadrados nos quatro trimestres da programação, cada um com uma temática que espelhava a interligação da Cultura com os desafios do mundo de hoje: Identidade (de janeiro a março), Democracia (de abril a junho), Sustentabilidade (de julho a setembro) e Tecnologia (de outubro a dezembro).

A Capital Portuguesa da Cultura 2024 envolveu a Comunidade Aveirense, bem como o setor artístico da Região, com iniciativas criadas e protagonizadas por Cidadãos e espetáculos apresentados nos vários Municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, Entidade Parceira principal da CMA neste evento de ano especial.

“Despedimo-nos da Capital Portuguesa da Cultura, passando o testemunho e a responsabilidade a Braga, que certamente estará à altura do desafio.
Ribau Esteves, Presidente da Câmara Municipal de Aveiro.

Braga vai ser a Capital da Cultura em 2025

Braga vai ser a Capital Portuguesa da Cultura em 2025. O Município está a preparar um ano inteiro de celebração da criação artística nacional, em ligação com a Europa e com os artistas e agentes culturais bracarenses.

Braga25
O Programa de Abertura da Capital Portuguesa da Cultura 2025 durará todo o dia 25 de janeiro, culminando num grande espetáculo na Avenida Central, pelas 21h. Fonte: Município de Braga

Na próxima segunda-feira, dia 13 de janeiro, o Theatro Circo abre portas aos Bracarenses, convidando a população e os agentes culturais do território a conhecer na totalidade a agenda cultural para os primeiros três meses do ano em que Braga é Capital Portuguesa da Cultura, sob o mote “Abre a tua porta”.

Neste arranque da iniciativa o convite é claro: “Abre a tua porta e deixa entrar”. Em janeiro, fevereiro e março, a Braga 25 promove cerca de 80 eventos, que vão ser apresentados em detalhe.

Braga assume oficialmente o título de Capital Portuguesa da Cultura 2025 no próximo dia 25 de Janeiro, com um programa de abertura que se estende ao longo de todo o dia, antecipando a diversidade das propostas artísticas que vão ser apresentadas ao longo de todo o ano.