Aquecimento global aumentará o risco de turbulências nos voos

Turbulências atmosféricas são responsáveis por grande parte das lesões nas viagens de avião, além do trauma que podem causar dependendo da sua gravidade. Segundo cientistas, as turbulências ficarão cada vez piores com o aquecimento global.

Aquecimento global e turbulências
Os voos transatlânticos vão enfrentar mais Turbulências de Ar Claro (TAC's) no futuro devido ao aquecimento do planeta.

Uma das maiores preocupações e medo das pessoas que viajam de avião são as turbulências! Este é um medo justificável já que, de acordo com estudos, as turbulências atmosféricas são responsáveis por 71% das lesões ocorridas durante os voos. Inclusive, o maior número de registos de turbulências severas tem feito com que essa preocupação aumente entre os viajantes. Mas será que foram apenas os registos que aumentaram ou de facto a ocorrência das turbulências aumentou?

Bom, é difícil saber se atualmente estamos a experienciar mais turbulências severas, mas no futuro muito provavelmente teremos um aumento da frequência de turbulências devido ao aquecimento global! Isto é o que investigadores da Universidade de Reading e do National Center for Atmospheric Science (NCAS), ambos do Reino Unido, sugerem no seu mais recente estudo publicado este mês pela revista Climate Dynamics.

Entre os diferentes tipos de turbulências, a Turbulência de Ar Claro (TAC) é a mais perigosa. As TAC's ocorrem nos níveis superiores da atmosfera num ambiente sem nuvens, não oferecem nenhuma pista visual aos pilotos e são indetetáveis pelos radares, por isso, quase sempre, este tipo de turbulência apanha os pilotos de surpresa. As TAC's geralmente ocorrem nas latitudes médias por onde passam as fortes correntes de ventos nos altos níveis da atmosfera, os famosos jatos de altos níveis.

De acordo com os investigadores, os eventos de TAC ocorrem devido às instabilidades geradas pelo cisalhamento do vento nessas regiões dos jatos, ou seja, devido às grandes mudanças de velocidade e direção do vento. Os voos transatlânticos são os que mais enfrentam este tipo de turbulências, devido à presença dos jatos nas latitudes médias sobre o Atlântico Norte.

Aquecimento global e turbulências: qual a relação?

Para perceberem como o aquecimento do planeta poderia afetar as condições meteorológicas associadas às TAC's, os investigadores utilizaram simulações de modelos climáticos globais para verificar as possíveis alterações na dinâmica nos altos níveis da atmosfera que poderiam alterar a ocorrência deste tipo de turbulência até ao ano de 2050, em diferentes épocas do ano.

“Os nossos resultados confirmam que o setor da aviação deverá preparar-se para um futuro mais turbulento” - principal conclusão dos autores da investigação publicada este mês pela Climate Dynamics.

A intensidade das correntes de jatos em altos níveis depende do gradiente de temperatura latitudinal, ou seja, do contraste de temperatura entre diferentes latitudes. De acordo com as simulações, num planeta mais aquecido haverá um aumento do gradiente de temperatura entre os pólos e os trópicos nos altos níveis da atmosfera, o que implicaria correntes de jatos mais intensas e maior cisalhamento do vento, o que aumentaria a ocorrência das turbulências mais intensas!

turbulências; voos
O melhor método para evitar as lesões causadas pelas turbulências é usar o cinto de segurança ao longo de todo o voo, mesmo quando o sinal de luz estiver apagado.

Apesar do inverno ser a estação mais turbulenta do Atlântico Norte, as simulações sugerem que até ao ano de 2050, os verões serão tão turbulentos quanto os invernos na década de 1950! As simulações também indicam que, para cada 1 °C de aquecimento global, haverá um aumento de turbulência em todas as estações do ano, de 14% no verão e outono e 9% no inverno e primavera do Hemisfério Norte.

Num estudo anterior de um dos autores desta investigação, o físico Paul D. Williams, também foi mostrado que a quantidade de turbulências atmosféricas leves a moderadas aumentará em cerca de 75%, enquanto as turbulências moderadas a severas aumentarão em 127% e as turbulências mais graves aumentarão em 149%, num futuro com o dobro das concentrações atmosféricas pré-industriais de gás carbónico.

Mas calma, isto não quer dizer que voar no futuro será mais perigoso! Em primeiro lugar, devemos lembrar que os aviões são concebidos para aguentar turbulências muito fortes. Para evitar o incómodo e os prejuízos gerados pelas turbulências, as companhias aéreas podem evitar as áreas mais propensas à ocorrência de TAC's. Mas a principal forma de evitar as lesões geradas por turbulências severas é o uso do cinto de segurança, mesmo quando o sinal de luz está apagado!