Antípodas: um túnel para o outro lado do mundo!
Se perfurássemos o centro da Terra, em linha reta, qual seria o nosso destino? Certamente que já se questionou sobre esta temática e agora pode descobrir a resposta mesmo aqui!
De acordo com o jornal O Público, Antípodas é o nome que a ciência dá aos pontos colocados em extremos opostos do globo.
Os Antípodas de um lugar na Terra representam os que estão exatamente do lado oposto do planeta, ou seja, se escavássemos ou abríssemos um túnel, em linha reta, desde a nossa localização e atravessássemos o mundo iríamos ter como saída os nossos Antípodas.
Antípodas de Portugal
Atualmente, através de um mapa interativo, o Antipodes Map, é possível dar resposta aos mais curiosos: Em Portugal, se atravessássemos pelo centro da Terra, em linha reta, a qual extremo oposto do mundo iríamos parar?
A sua funcionalidade é bastante simples, basta escrever o nome do local onde se encontra e um mapa duplo mostrar-lhe-á o mapa dos antípodas.
Tendo como ponto de partida a cidade do Porto ou Lisboa, iríamos chegar ao Oceano Pacífico, a alguns quilómetros da costa oeste da Nova Zelândia. No entanto, se partíssemos da cidade de Bragança, já sairíamos em Terra, na Cidade de Tasman, na Nova Zelândia.
Isto desmistifica a ideia de que não chegaríamos à China, se furássemos até ao outro lado do mundo, como quando se brinca quando se chega a lugar-comum. Para chegar a tal lugar, só a partir do Chile e da Argentina, segundo a plataforma.
Este mapa não só satisfaz a curiosidade em relação ao nosso pais, mas também a outros pontos geográficos. Experimente e veja onde vai parar, aqui tem uma oportunidade divertida para explicar o conceito de antípodas nas aulas de Geografia.
A Nova Zelândia
Para mudar de ares, nada como viajar para um lugar longínquo, como os antípodas de Portugal.
O arquipélago da Nova Zelândia, constituído por duas ilhas, é considerado, pelos turistas, uma Terra abençoada pela mãe Natureza, devido à sua beleza natural exuberante.
Na Ilha Norte, mais citadina e boémia, as cidades de Auckland e Wellington surgem como porta de entrada aos turistas. No que respeita à natureza e cultura, destacam-se os parques geotérmicos e os vulcões, no Parque Nacional Tongariro, as praias de Coromandel e a Catedral Cove.
Na Ilha Sul pontificam-se os glaciares como o Joseph ou o Fox, os lagos Matheson e Tekapo e, não desconsiderando, o Parque Natural Abel Tasman.
Devido às suas paisagens venustas, a Nova Zelândia é considerada um dos países mais bonitos do mundo.
Esta viagem pode-se tornar ainda mais compensadora depois de visitar alguns dos locais onde foram filmadas as paisagens místicas do filme "O Piano", e a primeira película da trilogia "O Senhor dos Anéis".