Alimentos para felinos: investigadores descobrem que gatos domésticos comem mais de 2.000 espécies diferentes no mundo

O seu amigo felino pode ter um apetite maior do que pensava! Novos estudos revelam que os gatos domesticados têm fome de espécies com mais do dobro do seu tamanho em todo o mundo.

gatos domesticados
Estas criaturas astutas foram encontradas a atacar animais de grande porte, como emas e vacas.

Os gatos são domesticados pelo homem há mais de 10.000 anos. A sua domesticação está relacionada com o Crescente Fértil e as primeiras civilizações. Apesar de terem sido domesticados durante gerações, os gatos continuam a ter os seus instintos selvagens e caçam espécies para além do que pensávamos.

Os gatos são uma espécie invasora?

As pessoas de todo o planeta apaixonaram-se por este animal devido à sua companhia indiferente. Este facto levou os felinos do Médio Oriente para países de todo o mundo, introduzindo mais um predador em ecossistemas vulneráveis.

Embora não sejam classificados como uma espécie invasora, os gatos domésticos caçam e matam espécies nativas. Este facto perturba os ecossistemas sempre que os gatos são introduzidos, especialmente onde existem populações elevadas de gatos selvagens ao ar livre.

Os gatos vivem de uma dieta essencialmente à base de carne, devido à sua dificuldade em processar plantas. Esta dieta é normalmente complementada por alimentos enlatados e processados, húmidos e secos. No entanto, o impulso natural de presa de muitos gatos leva-os a caçar no exterior.

Mais do que pássaros e ratos

Quando se pensa no que os gatos caçam, a maior parte das pessoas pensa em ratos e pássaros. Isto é parcialmente verdade. 47% das mais de 2.000 espécies que os gatos caçam são aves. Não se trata apenas de aves pequenas; a investigação revelou que alguns gatos comeram emus na Austrália. Estas aves têm mais de 10 vezes o tamanho de um gato doméstico médio.

Embora isto represente apenas uma pequena percentagem do que os gatos comem, não deixa de ser um feito impressionante.

O segundo maior grupo de espécies incluído na dieta de um gato doméstico são os répteis. 22% das espécies consumidas pelos gatos são répteis, sendo a maior delas a tartaruga verde. Os mamíferos constituem cerca de 20% das espécies encontradas. Nesta categoria, encontramos ratos, como esperado, mas os investigadores também descobriram que as vacas fazem parte da lista.

Extinção por felinos

Das 2 084 espécies consumidas pelos gatos, 341 estão atualmente quase ameaçadas ou pior. As aves são a maior vítima da predação dos gatos, uma vez que algumas já se extinguiram devido à introdução dos gatos no seu ecossistema.

Entre eles está o corvo do Havai, que está agora extinto na natureza por causa dos gatos. Os corvos não dispunham de um sistema de defesa natural contra os gatos. O coelho de patas brancas na Austrália também se extinguiu devido à predação por gatos.

Um problema difícil de resolver

Os gatos são naturalmente predadores experientes. Têm garras afiadas retráteis, corpos ágeis e até visão noturna, o que os torna caçadores ferozes. Apesar de terem sido domesticados para viverem em casas com humanos, muitas das espécies vivem no exterior, livres para caçar à vontade.

gatos selvagens
Os gatos estão gravemente sobrepovoados e a sua alimentação oportunista permite-lhes sobreviver sem casa.

Normalmente, é difícil controlar as espécies invasivas, mas os gatos representam um problema único, uma vez que a maioria vive no interior e não caça presas. No entanto, trata-se de uma espécie invasora que está a erradicar a biodiversidade natural.

Um primeiro passo fácil para ajudar a resolver o problema é ter donos de gatos responsáveis. Manter os seus amigos felinos dentro de casa reduz o impacto dos gatos nos ecossistemas nativos.

Referência da notícia:
Lepczyk, C. et al. "A global synthesis and assessment of free-ranging domestic cat diet." Nature (2023). https://www.nature.com/articles/s41467-023-42766-6.