Raros 'pilares' de luz apareceram no céu sobre a cidade japonesa de Daisen. Veja o que diz a ciência
Nove 'pilares' de luz surgiram no céu sobre o porto de Mikuriya, no Japão, causando alvoroço nas redes sociais. Apesar do grande número de hipóteses levantadas, a explicação do fenómeno é muito simples.
Há poucos dias, um espetáculo de luzes surgiu nos céus do Japão, especificamente no porto de Mikuriya, na cidade de Daisen. Na foto acima, podem ser vistos nove pilares luminosos que se destacam no céu noturno entre nuvens baixas. A foto postada na rede social X (antigo Twitter) tornou-se viral e já conta com 12 milhões de visualizações. Para explicar o fenómeno, todos os tipos de hipóteses foram levantadas, inclusive aquelas relacionadas com objetos voadores não identificados (OVNIs).
A explicação é muito mais simples e reside, mais uma vez, na física atmosférica, especificamente na interação da luz com os cristais de gelo suspensos no ar. O fenómeno é, portanto, um fotometeoro, onde “foto” vem do grego antigo “photós”, traduzido como luz.
O que são os pilares de luz?
Os pilares de luz formam-se quando a temperatura do ar está muito baixa, permitindo que pequenos cristais de gelo fiquem suspensos na atmosfera. Quando os cristais de gelo têm formato hexagonal e base plana, eles refletem verticalmente a luz de fontes artificiais, como postes de luz ou navios. A soma de todas as reflexões contribui para formar o pilar de luz.
Os pilares partem de fontes de luz artificial, portanto são um fenómeno 'híbrido' entre a natureza e a ação humana. No caso de Mikuriya, os pilares formaram-se acima das luzes dos navios, por isso eram visíveis no interior em regiões distantes do porto.
O fenómeno é comum nas regiões polares ou subpolares, especialmente no inverno, nas áreas onde as temperaturas ficam bem abaixo do ponto de congelamento. Por esta razão, são muito difíceis de ver em Espanha, por exemplo.
O pilar solar pode ser observado em Espanha
Os pilares solares são semelhantes aos pilares de luz, mas formados abaixo e acima do sol, quando a luz interage com os cristais de gelo presentes em nuvens altas. Estes fotometeoros não requerem baixas temperaturas, podem ser observados no verão e são comuns em Espanha.O pilar solar forma-se quando a luz interage com cristais de gelo de formato hexagonal suspensos no ar. Estes cristais de gelo estão normalmente presentes em nuvens altas, acima de 6.000 metros de altitude. Os cristais de gelo atuam como pequenos prismas, refletindo e refratando a luz solar em todas as direções. Quando alinhados horizontalmente, criam a ilusão de uma coluna vertical de luz, visível até 30-60 minutos após o pôr do sol.
Os pilares solares são observáveis ao amanhecer ou ao anoitecer, quando há nuvens altas perto do horizonte, e finas o suficiente para não bloquear o Sol. Estas nuvens com cristais de gelo maiores resultam em pilares solares mais brilhantes.