Abóboras: os cientistas elogiam os benefícios para a saúde durante a época das colheitas
As abóboras são mais do que apenas fazer abóboras assustadoras, dizem os cientistas que acreditam que estamos a ignorar os seus benefícios para a saúde.
Estamos quase no Halloween e isso significa que vai ver abóboras algures! Mas há mais neste vegetal outonal do que apenas esculpi-lo em decorações assustadoras.
As abóboras podem ter um efeito positivo na nossa saúde e bem-estar, ajudando-nos a perder peso, melhorando a nossa pele e até reduzindo o risco de cancro, dizem os investigadores da Universidade de Warwick.
"É fácil ver as abóboras como um vegetal novo, mais utilizado em decorações sazonais do que na nossa dieta. Mas há muitas razões pelas quais deveríamos comer mais deste vegetal, que é barato, fácil de cultivar e rico em antioxidantes e vitaminas", explica Josh Gibbs, investigador de nutrição vegetal na Warwick Medical School.
Abóboras saudáveis
As abóboras contêm cerca de 90% de água e são relativamente baixas em calorias em comparação com outros vegetais, ideais para ajudar a perder peso.
"O conteúdo calórico por 100 g de polpa de abóbora varia entre 15 kcal e 46 kcal. Isto torna-a uma excelente escolha para aumentar o volume das refeições, mantendo as calorias baixas, mantendo-o saciado e promovendo a perda de peso", diz Gibbs.
As abóboras também contêm beta-caroteno, o que lhes confere a sua cor laranja característica, explica Gibbs: "A cor laranja brilhante da abóbora é um reflexo do seu nutriente mais procurado: o beta-caroteno é um carotenoide, um grupo de moléculas com propriedades antioxidantes que o nosso corpo converte em vitamina A."
A vitamina A é essencial para a saúde dos olhos e uma ingestão elevada de beta-caroteno reduz o risco de cataratas e degeneração macular. Também reforça o sistema imunitário e ajuda a manter a pele saudável. Gibbs aconselha a combinação da abóbora com uma fonte de gordura saudável, como o azeite, para ajudar na absorção da vitamina A.
As abóboras também contêm muitos outros antioxidantes, como a luteína, o licopeno e a vitamina C. A ingestão elevada de antioxidantes protege contra o cancro e as doenças cardiovasculares, reduzindo os danos no ADN e a inflamação, diz Gibbs.
E não são apenas as partes carnudas da abóbora que têm uma série de benefícios para a saúde: as sementes também têm, explica Gibbs: "A maioria de nós deita fora possivelmente a parte mais nutritiva da abóbora: as sementes! As sementes de abóbora são uma excelente fonte de fibras, proteínas, ácidos gordos insaturados, minerais como o zinco e vitamina E".
Amiga da natureza
Mas não é tudo. As abóboras são também boas para o ambiente e económicas.
"As abóboras podem ser cultivadas em todo o Reino Unido e são adequadas ao nosso clima, desde que sejam plantadas depois de passado todo o risco de geada e colhidas antes do início das geadas de outono", diz o Professor Richard Napier. "Geralmente não dão problemas e são divertidas de cultivar, mas tenha cuidado com as lesmas!"
"As abóboras são volumosas e a produção local e as cadeias de abastecimento curtas fazem sentido para minimizar os longas distâncias percorridas pelos alimentos e reduzir a dependência das importações da UE", acrescenta. "Trata-se de um legume saudável e acessível e de uma celebração desta estação." Aprendamos a cozinhar com abóboras para evitar desperdícios alimentares desnecessários.