A Lua está a afastar-se da Terra, quais seriam as consequências?

É um facto: a Lua está a afastar-se da Terra, mas ao ponto de escapar à sua órbita? Os cientistas estão a investigar as possíveis causas deste evento através do nosso passado geológico e outros métodos. Descubra como isto afetaria o nosso planeta.

Lua
Nos últimos 2.500 milhões de anos, o nosso satélite natural "descolou-se" da Terra lentamente.

Se pensava que a Lua girava à volta da Terra sem alterar a sua translação e que continuaria a fazê-lo durante os próximos milénios, hoje aprenderá que, na realidade, isto é incerto. O nosso satélite natural está gradualmente a afastar-se do planeta e temos podido comprovar isto desde 1969, quando a NASA instalou painéis refletores na superfície lunar durante as missões Apollo. Desde então, foram lançados raios laser da Terra que tornaram possível conhecer com precisão a taxa anual de afastamento da Lua.

O afastamento do nosso único satélite natural é impercetível ao olho humano.

O primeiro cientista a notar esta singularidade foi Edmond Halley há quase 300 anos, que, depois de estudar os registos dos antigos eclipses, conseguiu chegar a esta conclusão. Pensa-se que esta recessão se deve ao atrito exercido pelas marés nos oceanos, que influencia a velocidade de rotação da Terra: ao abrandá-la, a perda de impulso angular resultante é compensada na aceleração da Lua, fazendo com que esta se afaste cada vez mais.

Foi agora demonstrado que a Lua está a afastar-se da Terra a um ritmo de cerca de 3,8 cm por ano. Os investigadores da Universidade de Utrecht e da Universidade de Genebra implementaram métodos diferentes para determinar o passado lunar. O recuo da Lua foi estudado várias vezes: para além das várias teorias, há alguns novos desenvolvimentos. Os sinais recentes foram encontrados em camadas rochosas antigas na Terra.

Relação entre sedimentos e ciclos de Milankovitch

Na Austrália Ocidental, os cientistas encontraram provas geológicas com 2,5 mil milhões de anos. Nas camadas de sedimentos do Parque Nacional de Karijini, que outrora foram depositadas no fundo do oceano e agora se encontram na crosta terrestre, são identificados intervalos regulares de rochas de diferentes espessuras e tonalidades. Estas variações nos padrões rochosos podem estar relacionadas com os "ciclos de Milankovitch".

Além de afetar o clima terrestre durante longos períodos de tempo, os ciclos de Milankovitch influenciam o afastamento da Lua, especificamente através de um deles: o ciclo de precessão climática. O movimento de precessão da Terra, ou mudança de orientação do eixo de rotação da Terra, tem sido alterado ao longo do tempo. Atualmente tem um ciclo com uma duração de 21.000 anos, mas este período teria sido mais curto no passado, quando a Lua estava mais próxima da Terra, como detalhado no estudo.

Como é que o afastamento lunar afetaria a Terra?

Em primeiro lugar, à medida que a velocidade de rotação da Terra diminui, os dias na Terra tornar-se-ão cada vez mais longos. Por outro lado, os invernos serão muito mais frios e os verões muito mais quentes. E devido à reduzida influência gravitacional da Lua no planeta, as marés já não seriam tão pronunciadas. Mesmo assim, elas continuarão a existir, embora ligeiramente, devido ao efeito do Sol.

O aumento do nível do mar devido às alterações climáticas, juntamente com a influência do ciclo nodal lunar, provocará um aumento dramático na quantidade de inundações até 2030, garante a NASA.

Uma coisa é certa: não temos de nos preocupar com a sua ausência, porque nunca escapará à atração da Terra. A certa altura, acontecerá que a Lua e a Terra atingirão um equilíbrio e a Lua deixará de se afastar.