A genética tem impacto na capacidade de manter uma dieta vegetariana, dizem os investigadores

Uma investigação revelou que a genética pode desempenhar um papel significativo para determinar se alguém pode aderir com sucesso a uma dieta vegetariana rigorosa.

Embora o sabor desempenhe um papel importante na razão pela qual algumas pessoas continuam a consumir carne, os investigadores sugerem que a genética também pode influenciar o desejo por determinados componentes da carne.
Lee Bell
Lee Bell Meteored Reino Unido 3 min

Uma nova investigação revelou que a genética pode desempenhar um papel significativo na determinação da capacidade de alguém aderir com sucesso a uma dieta vegetariana rigorosa, explicando potencialmente porque é que alguns de nós continuam a desejar carne.

O estudo foi efetuado pela Northwestern University Feinberg School of Medicine e sugere que nem todos os seres humanos conseguem subsistir a longo prazo com uma dieta vegetariana rigorosa.

O estudo comparou dados genéticos de 5.324 vegetarianos rigorosos, que não consumiam peixe, aves ou carne vermelha, com 329.455 indivíduos de controlo.

Os investigadores identificaram três genes significativamente associados ao vegetarianismo e outros 31 genes que potencialmente desempenham um papel importante. Muitos destes genes estão ligados ao metabolismo dos lípidos (gorduras) e à função cerebral.

Manter-se vegetariano não é tão fácil para alguns

Embora o gosto desempenhe um papel importante na razão pela qual algumas pessoas continuam a consumir carne, apesar da popularidade das dietas à base de plantas, o Dr. Yaseen, professor de patologia na universidade que trabalhou no estudo, sugere que a genética também pode influenciar o desejo por certos componentes da carne.

Especulou que alguns indivíduos precisam de componentes específicos encontrados na carne, possivelmente lípidos, enquanto aqueles cuja genética favorece o vegetarianismo podem ser capazes de sintetizar esses componentes internamente.

Parece-lhe apelativo? Se a resposta for "não", talvez possa atribuir uma parte do problema à sua genética, que conduz o desejo por determinadas substâncias alimentares em detrimento de outras.

"Embora as considerações religiosas e morais desempenhem certamente um papel importante na motivação para adotar uma dieta vegetariana, os nossos dados sugerem que a capacidade de aderir a essa dieta é limitada pela genética", afirmou.

Diferenças fisiológicas entre vegetarianos e não vegetarianos

O médico sublinhou que é necessária mais investigação para compreender plenamente a fisiologia do vegetarianismo. No entanto, é evidente que a investigação pode ter implicações importantes para as recomendações dietéticas e para o desenvolvimento de substitutos da carne.

Esperamos que estudos futuros conduzam a uma melhor compreensão das diferenças fisiológicas entre vegetarianos e não vegetarianos, permitindo-nos assim fornecer recomendações dietéticas personalizadas e produzir melhores substitutos da carne", acrescentou.