A estranha evolução genética da águia-das-filipinas, uma das maiores aves de rapina do mundo
Esta ave de rapina tem uma envergadura de cerca de 2 metros, de tal forma que a sua extensão é maior do que a de qualquer outra águia. Uma das principais características desta ave são as penas castanhas muito compridas presentes à volta da cabeça.
A águia das Filipinas, de nome científico Pithecophaga jefferyi, é a maior águia do mundo se considerarmos o seu comprimento médio. As fêmeas podem ultrapassar os 102 cm e pesar até 7 kg. Esta ave de rapina tem uma envergadura de cerca de 2 metros, de tal forma que a sua extensão é maior do que a de qualquer outra águia. Uma das principais características desta ave são as penas castanhas muito longas presentes à volta da cabeça. Um dos traços inconfundíveis desta ave característica.
A incrível história evolutiva deste animal
Um estudo do ADN da águia das Filipinas mostra que esta ave teve uma evolução genética muito diferente de qualquer outra águia. Investigadores da Universidade de Michigan analisaram o ADN da águia das Filipinas isolado do sangue e compararam a sequência de ADN com a da águia harpia (Harpia harpyja), da águia de crista (Morphnus guianensis) e da águia da Nova Guiné (Harpyopsis novaeguineae). Estas três últimas espécies estão todas geneticamente relacionadas, mas não estão intimamente relacionadas com Pithecophaga jefferyi.
Em tempos, pensava-se que todas estas espécies estavam intimamente relacionadas devido ao seu tamanho, hábitos e habitat semelhantes, mas atualmente pensa-se que estas semelhanças são o resultado de uma evolução convergente. De facto, os cientistas acreditam que os parentes mais próximos da águia das Filipinas são membros do género Circaetus.
Onde é que esta ave vive?
Como o seu nome indica, a águia das Filipinas vive nas florestas tropicais deste vasto arquipélago do Sudeste Asiático. Em particular, nas zonas florestais protegidas, onde se situam os maiores parques nacionais do país. A águia das Filipinas pode ser observada no Parque Natural de Sierra Madre Norte, na ilha de Luzon. Na ilha de Mindanao, pode ser admirada no Parque Nacional do Monte Apo.
A águia-das-filipinas também pode ser observada em florestas de Dipterocarpaceae, especialmente em zonas íngremes. A altitude a que pode ser observada varia desde o nível das planícies até mais de 1800 metros nas montanhas. Estima-se que apenas restam 9220 quilómetros quadrados de floresta virgem onde pode ser encontrada.
No topo da cadeia alimentar da floresta filipina
Não tendo predadores naturais, a águia das Filipinas está no topo da cadeia alimentar das florestas filipinas. No entanto, esta espécie necessita de uma grande área para poder ser caçada, estimada em cerca de 130 quilómetros quadrados. Por esta razão, a águia-das-filipinas é extremamente vulnerável à desflorestação que, infelizmente, está a consumir fatias inteiras de floresta virgem.
Verificou-se que os exemplares jovens atacam frequentemente objetos inanimados para praticar a caça e que se penduram de cabeça para baixo para praticar o seu equilíbrio. Para além disso, esta ave de rapina em particular, ao contrário de muitas outras espécies, não migra, permanecendo sedentária nas Filipinas, durante toda a sua existência.