A dieta vegana é realmente saudável para si? Eis o que descobriram os investigadores da Stanford Medicine
A dieta vegana tem sido celebrada pelos seus benefícios ambientais, mas os seus benefícios para a saúde têm sido pouco claros. Os investigadores utilizam pares de gémeos para clarificar os benefícios da dieta.
Atualmente, as dietas alternativas estão em todos os meios de comunicação social. Talvez uma das dietas alternativas mais rigorosas seja o veganismo. A dieta vegana elimina todos os produtos alimentares produzidos por animais, incluindo os subprodutos. Isto inclui ovos, queijo, leite e, sim, carne.
A dieta foi adotada por apenas uma pequena percentagem de americanos, não só pelos seus benefícios ambientais, mas também pelos seus benefícios para a saúde. Do ponto de vista ambiental, a diminuição do consumo de produtos de origem animal reduz as emissões e a poluição da água e reduz a utilização dos solos.
Como é que podem excluir variáveis?
A resposta a esta questão tem sido muito difícil para os cientistas. A investigação sobre a alimentação pode ser difícil, uma vez que existem muitos outros fatores que influenciam a saúde. Inerentemente, a genética, o estilo de vida e a educação influenciam o facto de uma pessoa ser ou não saudável.
Uma nova investigação da Stanford Medicine procurou eliminar estas diferenças utilizando pares de gémeos no seu estudo. Vinte e dois pares foram selecionados com base no facto de os seus níveis de saúde pré-existentes atingirem um determinado limiar. De seguida, escolheram aleatoriamente um gémeo para ser omnívoro e outro para ser vegano durante 8 semanas.
Mas será que é realmente saudável?
O estudo descobriu que os níveis de LDL-C, que é um dos principais componentes do colesterol, diminuíram no gémeo vegano. O LDL é considerado o colesterol "mau", pelo que esta diminuição é excelente para a saúde cardiovascular.
A melhoria da saúde cardiovascular não foi o único benefício. Os participantes veganos reduziram os seus níveis de insulina em jejum em 20%, reduzindo o seu risco de desenvolver diabetes.
Portanto, sim, os benefícios para a saúde de uma dieta totalmente vegana estão comprovados. Verificou-se uma redução do risco de doenças cardiovasculares, diabetes e alguma perda de peso.
Não é tudo ou nada para colher os benefícios de uma dieta à base de plantas
Embora estes benefícios sejam atrativos, uma dieta completamente vegana é difícil de manter. A dieta restritiva requer um grande empenho para a manter em permanência. No entanto, não é necessário eliminar completamente os produtos de origem animal para obter benefícios para a saúde.
Os investigadores afirmam que "os benefícios cardiovasculares podem ser alcançados com reduções modestas de alimentos de origem animal e aumentos de alimentos saudáveis à base de plantas". Por isso, optar por um hambúrguer vegetariano em vez de um hambúrguer de carne pode trazer-lhe benefícios visíveis.
Seguir uma dieta totalmente vegana pode ser assustador; estudos revelaram que os veganos tendem a ficar insatisfeitos com a sua ingestão. Uma dieta mais à base de plantas, em vez de uma revisão dietética completa, pode ser ideal para proporcionar benefícios cardiovasculares, mantendo a satisfação com a sua dieta.
Referência da notícia:
Landry, M. Ward, C. Cunanan, K. Et al. Cardiometabolic Effects of Omnivorous vs Vegan Diets in Identical Twins. JAMA Network (2023).