Calendário lunar para abril de 2025: saiba as fases da Lua deste mês e quando será a lua cheia

Abril 2025 arrancou e muita gente já olha para o calendário lunar do quarto mês do ano. Saiba as fases da lua deste mês e quando será a lua cheia, conhecida popularmente como Lua Cheia Rosa.

Lua Cheia Rosa
Porque é que a Lua Cheia de abril se chama Rosa? Abaixo contamos-lhe porque recebeu este nome.

O ciclo lunar continua a cativar o Ser Humano, não só pela influência que provoca em várias culturas e tradições, como também pela magia que desperta em nós. Todos os anos muita gente guarda registos em vídeo e fotografia da Lua em todo o seu esplendor.

Em 2025 o único satélite natural terrestre continuará a sua dança celestial, oferecendo luas cheias incríveis, superluas magníficas e eclipses capazes de nos proporcionar momentos inolvidáveis.

Fases da lua em abril 2025Data
Quarto crescente5 de abril
Lua Cheia13 de abril
Quarto minguante21 de abril
Lua Nova27 de abril

Acima pode conferir o calendário lunar de abril de 2025. Verá aí expostas as datas de todas as fases da lua (nova, quarto crescente, cheia e quarto minguante) para que possa planear momentos especiais sob a luz encantadora lunar e aproveitar ao máximo cada fase deste fenómeno celestial único.

Em 2025 haverá mais 9 luas cheias

Este 2025 o céu noturno será iluminado por mais 9 deslumbrantes luas cheias, cada uma delas com o seu nome e significado.

Será a 13 de abril de 2025, pelas 00:22 GMT (Greenwich Meridian Time), que vamos poder apreciar a Lua Cheia Rosa no seu máximo esplendor.

Desde a Lua Cheia Rosa de abril, que será a próxima Lua Cheia de 2025 e a quarta do ano, até à Lua Cheia Fria de dezembro, a última deste ano - associada ao início do inverno, cada lua cheia trará consigo a possibilidade de providenciar um momento único para apreciar a beleza do quinto maior satélite natural do Sistema Solar.

Lua Cheia Rosa, a lua cheia do mês de abril. Determinará a data da Páscoa 2025

No próximo Domingo de Ramos, 13 de abril, suspenda por uns instantes a azáfama rotineira, perscrute o céu noturno, interiorize o “silêncio” cintilante das estrelas e desfrute de uma das Luas Cheias de 2025.

Explicar-lhe-emos abaixo o motivo do nome “Lua Cheia Rosa” e, já sabe, mantenha junto de si a câmara fotográfica/smartphone, bem como o telescópio e/ou os binóculos, caso os tenha! Recordemos, contudo, que não é necessário nenhum equipamento especial para observar esta Lua.

A Lua Cheia Rosa brilhará no firmamento noturno no arranque da Semana Santa, mais precisamente no Domingo de Ramos, 13 de abril. O céu ficará mais iluminado do que o normal dado que a Lua estará na fase de perigeu, ponto da sua órbita mais próximo à Terra, ou seja, a uma distância média de 363.300 quilómetros.

No calendário cristão esta é a Lua Pascal, a partir da qual se calcula a data da Páscoa, que em 2025 será no domingo, 20 de abril. De acordo com a tradição, o feriado cristão da Páscoa é celebrado no primeiro domingo após a primeira Lua Cheia da primavera.

De acordo com o Star Walk, a Lua Cheia de abril, a quarta lua cheia das 12 luas cheias de 2025, atingirá o seu ponto máximo às 00:22 da manhã do dia 13 de abril (Domingo de Ramos) em Portugal continental e Madeira (menos 1 hora nos Açores).

Será uma excelente altura para desfrutar da Lua Cheia Rosa e captar bonitos registos fotográficos do satélite natural terrestre em todo o seu esplendor. Isto porque a essa hora estaremos “mergulhados” em plena escuridão noturna, apenas com o brilho da Lua Cheia - como um autêntico “holofote” - a iluminar o silêncio da noite.

Porque é que a Lua Cheia Rosa tem esta designação?

A Lua Cheia ocorre quando a Terra se situa em linha reta entre o Sol e a Lua. Nesta altura, o disco lunar aparece completamente iluminado e com um brilho muito forte, tornando bem mais fácil a tarefa de localizar as principais características da face visível da Lua, tais como os mares e as maiores crateras.

Mas porquê “rosa”? De acordo com os registos históricos e científicos, o nome "Lua Rosa” foi primeiramente atribuído por povos nativos dos Estados Unidos - os ameríndios -, devido ao florescimento de uma planta silvestre, a Phlox subulata, também conhecida como phlox rastejante ou phlox de musgo, de acordo com o The Old Farmers Almanac.

A phlox subulata é a planta silvestre que floresce em tons cor-de-rosa precisamente nesta altura do ano, estando na origem do nome atribuído à Lua Cheia Rosa, a lua cheia do mês de abril. Imagem: Wikimedia Commons

A planta “veste-se” da cor rosa precisamente nesta época do ano, já entrados no mês de abril, coincidindo também com a primavera do hemisfério norte. Mas, na realidade, a Lua não registará qualquer mudança de cor! Permanecerá alva e magnífica no nosso céu, como sempre.